Descubra a origem do código misterioso de vários filmes e desenhos animados
Seja o primeiro a compartilhar

Descubra a origem do código misterioso de vários filmes e desenhos animados

Como num piscar de olhos, o código misterioso surge e logo desaparece diante de você. Se você é um bom observador, já deve ter reparado que essa sequência alfanumérica se repete muitas vezes em diferentes filmes e desenhos animados. Mas você sabe qual é a origem desse código e o que ele significa?

Em alguns episódios de Os Simpsons e South Park e em lugares escondidos em Toy Story e Universidade Monstros, o código “A113” já deve ter passado muitas vezes diante de você. Imperceptível em muitos casos, o mistério dessa sequência foi recentemente revelado e você está prestes a descobrir qual é.

Pixar TimesCena de Universidade Monstros.

Desvendando

Se você é um verdadeiro fã de animações, deve ter sido fácil perceber que o tal código misterioso aparece basicamente em filmes e desenhos. (Considerando que se ele surgisse em outros lugares, poderíamos começar a cogitar uma conspiração!) Com esse ponto em comum, podemos rastrear a origem da sequência até o Instituto de Artes da Califórnia, nos Estados Unidos.

Por lá, passaram alunos como John Lasseter, Pete Docter, Andrew Stanton, Brad Bird e muitos outros animadores e profissionais de efeitos especiais que hoje fazem sucesso nos bastidores de grandes estúdios, como a Pixar e a Disney. Mas mais do que isso, eles estudavam todos na mesma sala: a A113.

Reprodução/The Daily MailPete Docter, Andrew Stanton e John Lasseter em frente à sala A113 na década de 1990.

Dessa forma, o número que identificava a turma acabou virando uma piada interna – ou um easter egg, como também pode ser chamado. Bastava surgir uma oportunidade de usar um código alfanumérico que os profissionais não perdiam tempo em espalhar a brincadeira para que outros colegas – e, eventualmente, os fãs em geral – pudessem encontrar.

Agora é com você!

Então, agora que você já sabe qual é a origem do código, chegou a hora de procurar. Segundo o Daily Mail, o A113 já apareceu pelo menos 45 vezes em filmes, desenhos animados e vídeo games. É claro que você pode procurar as cenas na internet, mas daí a brincadeira perde a graça.

Além das imagens que já revelamos nessa matéria, experimente procurar em American Dad!, As Meninas Superpoderosas, Tiny Toon, O Fantástico Mundo de Bob, Os Incríveis, Valente, Wall-E, Jogos Vorazes, Star Wars, Os Vingadores e muito mais. Boa sorte!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER