
Estilo de vida
18/05/2011 às 07:36•2 min de leitura
Fonte: waldemeyer.com
A imagem da televisão fica ainda mais bonita com as cores brilhantes do LED, não é? O que dizer da definição da tela do celular? E se essa maravilha toda fosse parar nas suas roupas? É esse o projeto de alguns engenheiros mundo a fora. Parece estranho... E realmente é.
Já pensou em andar por aí com o brilho típico das roupas de Tron ou qualquer outro filme futurista? A tecnologia pode ser implantada em tecidos sem o menor problema. Porém, quando chega a hora de lavar a roupa, é preciso gastar alguns minutos a mais para desligar a camada de LEDs.
O alemão Moritz Waldemeyer é um dos desenvolvedores do cruzamento de moda e diodos emissores de luz, também conhecidos pela sua sigla em inglês, LED. Associado à Phillips, Waldemeyer já desenvolveu inúmeros projetos com os seus tecidos iluminados. Pode-se fazer uma infinidade de usos dessa tecnologia.
Os principais deles são vestidos simples, justamente por exigirem menos cortes e junções. Ainda assim, o modelo exibido pela cantora Rihanna em sua turnê de 2010 é um pouco mais complexo, com ombros marcados.
Como funciona?
Iluminar tecidos é uma tarefa que exige muita paciência. É preciso criar uma malha que suporte dezenas de LEDs e circuitos – além de um espaço na roupa para comportar a bateria. Caso você mesmo deseje programar cores, mensagens e outras interações com a sua roupa, deve incluir um microprocessador na lista de montagem.
Entretanto, existe um tipo de roupas iluminadas por LEDs que usam tecnologia mais simples. O fabricante faz pequenos furos no tecido e passa os leds por ele. Em seguida, insere as placas e cabos de alimentação e, novamente, a bateria. Este modelo possui uma desvantagem: só exibe o que está programado pelo fabricante.

Ainda assim, não é possível criar animações com as luzes. Para isso, você precisaria ter roupas feitas com PLED, ou seja, Diodo Emissor de Luz Polimérico. Os PLEDs são películas finas que emitem um espectro colorido de luz.
O que pode ser feito?
Praticamente tudo! De vestidos a jaquetas, quase todas as peças do seu guarda-roupas pode ser feita em um tecido LED. Ainda assim, a moda fora das passarelas ainda não está totalmente adaptada para receber tanta novidade. Grande parte dos avanços envolvendo tecnologia luminosa e tecidos ainda fica reservado às semanas de moda e shows.
Mesmo assim, algumas peças já podem ser vistas pelas ruas. As famosas camisetas que detectam sinal de Wi-Fi ou imitam barras de equalização de aparelhos de som são feitas com circuitos e pequenas lâmpadas LED. Ainda falta algum tempo para que esse tipo de tecnologia seja implantado de vez na moda “de todos os dias”. Mas não custa sonhar um pouco e imaginar como seria andar pelas ruas com aquele clima de video-game ou filme de ficção científica.
Em todos os lugares
O tecido iluminado também pode servir para mais coisas. Em vez de apenas criar roupas, é possível revestir almofadas, recortar toalhas para mesas, cortinas e uma infinidade de artigos que são confeccionados com tecido convencional. Ainda assim, o uso dos LEDs precisa ser muito bem estudado antes de cair no gosto popular.
Os preços também não ajudam muito a popularizar o produto. Uma saia feita com essa tecnologia custa cerca de 200 euros, o equivalente a 461 reais! Será que a moda pega? Seria uma boa ideia para baladas, quem sabe...