
Estilo de vida
31/05/2011 às 08:29•1 min de leitura
Fonte: niemlam.com
Todo mundo sabe que as grandes cidades têm índices alarmantes de fumaça e poluição. Mesmo assim, poucos fazem alguma coisa para demonstrar sua preocupação e é ainda menor o número de pessoas que decidem engajar-se em algum projeto ambiental. Pensando nesse problema, dois estudantes da Universidade de Nova York criaram uma camiseta diferente.
Feita de tecido termocrômico, a camiseta tem estampas que mudam de cor quando são expostas à fumaça dos carros, das indústrias e dos cigarros. A intenção de Nien Lam e Sue Ngo é chamar a atenção das pessoas na rua. O preço da criação da dupla é um tanto salgado. Cada camiseta custa em torno de 60 dólares para ser fabricada.
Apesar do preço, a iniciativa dos dois jovens é muito interessante. As camisetas possuem estampas de órgãos diferentes – corações e pulmões - que mudam de cor quando os níveis de poluição ativam o sensor de monóxido de carbono instalado no tecido. Ao ser exposto aos gases poluentes, o sensor envia sinais elétricos para a estampa através de microfios, provocando a mudança de cor do tecido termocrômico.
Os dois ainda planejam expandir a coleção com camisetas que detectam álcool. Assim, você poderá dispensar o bafômetro e saber a hora de parar de pedir seus drinks.