Aplicativos ajudam a planejar e acompanhar a gestação

28/05/2013 às 14:174 min de leitura

Crédito: Shutterstock

Planejar a chegada de um novo membro e acompanhar os nove meses de gestação podem ser uma grande novidade para as mamães. No entanto, com um toque de tecnologia, todo esse processo pode se tornar muito mais simples e tranquilo.

Seja para as gestantes de primeira viagem ou para aquelas que estão planejando aumentar a família, os aplicativos desenvolvidos especialmente para acompanhar a gestação podem ajudar a entender o desenvolvimento do bebê, esclarecer dúvidas e facilitar a rotina quando o pequeno chegar.

Para ajudar nessa preparação, o TodaEla criou uma seleção de ferramentas disponíveis para dispositivos Android e iOS. Confira nossa lista, selecione as melhores opções e entenda todas as fases da sua gestação com uma ajudinha da tecnologia.

Leia também:

LoveCycles

Crédito: Reprodução/play.google.com

Quem está programando a chegada de um bebê precisa acompanhar o ciclo menstrual com exatidão para determinar os dias com maiores chances de engravidar. Para isso, é possível abandonar calendários e tabelinhas e usar um aplicativo simples e muito intuitivo.

O LoveCycles é um calendário menstrual que permite inserir todas as informações sobre o seu ciclo. Usando dados como o peso e a temperatura do seu corpo, a ferramenta calcula o próximo dia esperado para a sua menstruação e informa quais serão seus dias férteis. As informações são armazenadas mensalmente e você consegue acessar o histórico e as estatísticas sobre o seu ciclo.

O aplicativo LoveCycles está disponível gratuitamente para dispositivos iOS e Android.

Pregnancy

Crédito: Reprodução/itunes.apple.com

Para acompanhar a sua gestação durante o primeiro trimestre, o Pregnancy é a opção ideal. A ferramenta traz informações sobre o desenvolvimento do bebê a cada semana e permite ter uma noção do tamanho da criança em cada estágio da gravidez.

As funcionalidades que diferenciam o aplicativo são a lista de nomes mais populares em alguns países, uma lista de itens necessários para o cuidado do bebê após o nascimento e um guia com dicas de alimentação para evitar enjoos e desconfortos comuns durante a gestação. Além disso, a plataforma é integrada com o Twitter e o Facebook.

O aplicativo Pregnancy é todo em inglês e está disponível gratuitamente para os dispositivos iOS.

Minha Gravidez Hoje

Crédito: Reprodução/itunes.apple.com

Para quem deseja monitorar a gestação ainda mais de perto, o aplicativo Minha Gravidez Hoje permite conferir diariamente o desenvolvimento do bebê. Criada pelo BabyCenter – um dos maiores portais sobre gestação no mundo –, a ferramenta traz uma série de dicas e informações de saúde aprovadas por um conselho médico.

O diferencial do aplicativo são os vídeos que mostram os diferentes estágios da gravidez, uma contagem regressiva para o nascimento do seu bebê e uma lista de tarefas que permite acompanhar todos os compromissos durante a gestação até minutos antes do parto. O aplicativo ainda coloca em contato as mães que terão seus bebês no mesmo mês para que possam trocar informações.

O app Minha Gravidez Hoje é gratuito e está disponível para aparelhos iOS e Android.

Gestação Semana a Semana

Crédito: Reprodução/itunes.apple.com

Esta é mais uma opção para as futuras mamães que não querem perder nem um minuto da gestação. Com textos simples e didáticos, o aplicativo é recheado de informações para que as gestantes entendam melhor as mudanças que acontecem no seu corpo durante o desenvolvimento do bebê.

A ferramenta também traz uma série de vídeos de alta qualidade que ajudam a ilustrar as informações sobre o crescimento da criança, sempre acompanhados de uma narração em português.

O aplicativo Gestação Semana a Semana está disponível gratuitamente para usuários de iOS.

Pregnancy Fitness

Crédito: Reprodução/play.google.com

Manter uma rotina de exercícios durante a gravidez é fundamental para a saúde da mãe e do bebê. Para contar com uma ajudinha na hora de se exercitar, existe o aplicativo Pregnancy Fitness. O objetivo da ferramenta é trazer uma série de atividades que as futuras mamães podem fazer em casa para manter a forma e a saúde.

O objetivo dos exercícios é o aumento de energia, a diminuição do stress, a melhora do sono e a redução de dores que costumam surgir com a evolução da gravidez. Além disso, o aplicativo também traz dicas de nutrição para que as gestantes possam se sentir bem durante os nove meses.

O app é todo em inglês, mas a explicação dos exercícios é acompanhada de vídeos que ajudam a entender os movimentos que devem ser executados. O Pregnancy Fitness está disponível para os usuários de Android por 2,99 reais.

É importante lembrar que o acompanhamento médico é fundamental para que a gestante siga uma rotina de exercícios adequada para sua capacidade física em cada estágio da gravidez.

Contraction Timer

Crédito: Reprodução/play.google.com

Depois de semanas e mais semanas esperando, chega o grande dia do seu bebê vir ao mundo. Quando as contrações começarem, é hora de ficar atenta a todos os detalhes.

E existe um aplicativo especialmente para monitorar as suas contrações. Com o Contraction Timer você consegue controlar a duração e o intervalo de cada contração e juntar informações muito valiosas para o seu médico.

A ferramenta é gratuita e está disponível para aplicativos Android.

Happy Baby

Crédito: Reprodução/play.google.com

O aplicativo pode ser usado desde o início da gravidez, mas apresenta um melhor aproveitamento com mães que acabaram de ter seus bebês. Semelhante a um diário, a ferramenta permite manter diferentes tipos de registros sobre o dia a dia do seu filho.

Tire fotos, insira textos, grave mensagens ou adicione informações sobre os fatos mais marcantes e tenha uma série de boas lembranças registradas com a ajuda do aplicativo. Além disso, a ferramenta traz dicas de cuidados médicos que se deve ter com os pequenos e permite compartilhar todas as informações com seus amigos.

O app Happy Baby está disponível para aparelhos Android e é gratuito.

Baby Log

Crédito: Reprodução/itunes.apple.com

No dia a dia atarefado, fica difícil se lembrar de coisas como o horário da última troca de fraldas do bebê ou quanto tempo ele dormiu na última soneca. Para ajudar a acompanhar esse tipo de informação e não deixar nada passar em branco, existe o aplicativo Baby Log.

A ferramenta funciona como um diário de registro de todas asatividades da criança, incluindo a duração e o horário. Monitore o sono, a troca de fraldas, os banhos, a amamentação e muito mais. O aplicativo ajuda a entender o ritmo natural do seu bebê, permitindo antecipar os próximos passos e ainda programar o restante da sua rotina com tranquilidade. Para quem tem gêmeos, a boa notícia é que a ferramenta dá suporte para mais de um bebê.

O Baby Log está disponível para usuários do sistema iOS por 4,99 dólares.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: