Designer cria o sistema de portas mais incrível que você já viu [vídeo]

11/02/2014 às 05:451 min de leitura

Onde nós vemos apenas mais um objeto do dia a dia, um designer é capaz de ver uma oportunidade para criar algo novo e surpreendente. E é justamente dessas mentes criativas que saem mesas, cadeiras e muitos outros objetos que facilitam nossa vida, além de trazer mais beleza aos ambientes.

Nesse sentido, o trabalho do austríaco Klemens Torggler consiste em reinventar um objeto ainda mais elementar do nosso cotidiano: as portas. Batizado de Evolution Door, o sistema de portas criado pelo artista está mais para uma obra de arte interativa do que uma porta funcional.

Formadas por painéis, as portas abrem e fecham de uma maneira muito elegante a partir de um simples toque. Além disso, os painéis giratórios em movimento criam um visual incrível e impressionam àqueles que desconhecem o sistema.

Torggler trabalha no desenvolvimento desse sistema de portas desde 1997 e já criou cinco modelos diferentes. Basicamente, todos eles consistem em dois painéis que giram suavemente sobre uma roldana até assumir a nova posição.

Fonte da imagem: Reprodução/This is Colossal

Com algumas variações, o designer criou o que ele chamou de “sistema com triângulos”, que consiste em dividir cada um dos painéis diagonalmente de maneira que eles se dobrem para ajudar a porta a se mover (como podemos ver acima) criando um efeito muito diferente de tudo o que já vimos.

Basta assistir um dos vídeos disponibilizados no canal do designer no YouTube para desejar ter essas portas espalhadas em todos os cômodos da casa. No momento, as portas ainda são protótipos, mas algumas das versões que já foram criadas pelo artista ao longo dos anos estão disponíveis na Artelier Contemporary, em Viena.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: