publicidade

Que tal um “vaso-origami” para ornamentar seu jardim? [galeria]

25/07/2015 às 07:541 min de leitura

Galeria 1

O origami é uma forma de arte japonesa que existe há vários séculos, e consiste em criar representações de diversos seres ou objetos apenas com o uso de folhas de papel dobradas de um modo específico, sem nenhum tipo de corte ou colagem. Os irmãos Bike e Begum Ayaskan, designers gêmeos que residem em Londres, se inspiraram na arte da dobradura de papel do Japão para elaborar um curioso “vaso-origami”.

Batizado de Growth – Crescimento, em inglês –, o vaso é composto de polipropileno, um tipo de plástico que pode ser facilmente moldado usando-se calor. Ele foi pensado para “crescer” junto com a planta que acomoda, o que explica seu nome. Para chegar ao padrão geométrico ideal, os irmãos Ayaskan primeiro estudaram diversos padrões de elaboração dos intrincados origamis.

Depois de escolherem o que melhor se encaixava com a proposta que buscavam, tiveram que partir para a trigonometria, para descobrir a proporção correta das “faces” da estrutura, para que ela se abrisse corretamente conforme mais raízes e terra ocupassem seu espaço interno, além de ter uma tela no fundo para escoar o excesso de água. De acordo com os dois, o objetivo por trás do Growth é mostrar às pessoas que mesmo um objeto tão simples quanto um vaso pode ser melhorado e mudar de acordo com a compreensão de seu ciclo de vida.

Para que o vaso se desenvolvesse junto com a planta, bastou que se implementasse um “padrão comportamental” nele, através de geometria e estruturação. Os designers agora estão conversando com fabricantes para manufaturar o Growth, que deve chegar ao mercado dentro de alguns meses, e com algumas novas opções de cores.

Que tipos de obras de arte enfeitam o seu lar? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Artes/cultura

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: