Cientistas descobrem o fóssil de primata mais antigo do mundo
124
Compartilhamentos

Cientistas descobrem o fóssil de primata mais antigo do mundo

Último Vídeo

De acordo com o site The Verge, um grupo de pesquisadores descobriu o fóssil de primata mais antigo do mundo. Batizado de Archicebus achilles, o esqueleto conta com 55 milhões de anos e trata-se de uma espécie nova, identificada graças aos esforços conjuntos de uma equipe internacional de especialistas.

Segundo a publicação, o fóssil foi resgatado do leito de um lago localizado próximo ao Rio Yangtze, na China, e os pesquisadores acreditam que esse animal se encontra na “junção evolutiva” que ajudaria a explicar o surgimento dos humanos, grandes primatas e outros símios. Conforme descreveram, o A. achilles media cerca de sete centímetros de altura, pesava menos de 30 gramas e contava com olhos incrivelmente pequenos.

Além disso, os cientistas acreditam que esse pequeno primata se alimentava de insetos e provavelmente saltava de galho em galho para se locomover pelo ambiente. Contudo, o fato mais significativo sobre a descoberta é que ela pode ajudar os pesquisadores a entender as fases iniciais da evolução de primatas e humanos, além de “empurrar” o nosso mapa evolutivo para 7 milhões de anos no passado.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.