Planta de tabaco tem a chave para combater o câncer
36
Compartilhamentos

Planta de tabaco tem a chave para combater o câncer

Último Vídeo

Nesta semana, pesquisadores australianos publicaram os resultados sobre um composto vegetal recém-descoberto que destrói células cancerígenas, deixando as saudáveis ilesas. Curiosamente, esse composto é encontrado na família de uma planta que também pode acarretar a doença: o tabaco.

Durante a pesquisa, essa equipe de pesquisadores da Universidade La Trobe, na Austrália, descobriu uma proteína na flor da Nicotina Alata, uma parente do tabaco, normalmente cultivada como planta ornamental (embora, às vezes, também seja fumada em narguilés). Após vários testes, os cientistas determinaram que a proteína NaD1, além de eliminar os fungos das plantas, também mata as células cancerígenas.

Destrói as células ruins e mantém as boas

Aparentemente, a NaD1 “aprisiona” as células em sua estrutura, que funciona como uma espécie de pinça, agarrando os lipídios presentes na membrana da célula para que o conteúdo seja expelido.  No entanto, o que faz com essa seja a cura ideal é que ela ataca as células afetadas, deixando as saudáveis totalmente intactas.

Segundo o pesquisador Dr. Mark Hullet, do programa de Ciência Molecular da Universidade: “Um dos problemas com as terapias usadas atualmente é que, ao contrário da NaD1, elas atacam as células de maneira indiscriminada”.

Como qualquer nova descoberta médica, essa também deve passar por muitos testes e outras pesquisas mais rigorosas durante algum tempo. Assim, Hullet acredita que serão necessários 10 anos antes que o projeto saia do laboratório e seja aplicado em pacientes.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.