971
Compartilhamentos

Professora de redação cria esquema valioso para Enem e conteúdo viraliza

Tarsila Baylão é uma professora que, como outros, resolveu usar as redes sociais para ajudar seus alunos. A poucos dias da prova do Enem, ela fez um esquema bastante simples para dar algumas dicas de redação que, como muitos de nossos leitores devem saber, é o pesadelo de vários alunos.

O material elaborado por Tarsila depois de uma vasta pesquisa em aulas no YouTube e muito material didático foi postado em uma série de seis fotos e, desde sua divulgação, o conteúdo vem sido compartilhado freneticamente. O motivo? Possivelmente a forma resumida e eficiente que ela encontrou de dar dicas preciosas de redação. Veja abaixo:

Dicas valiosas

Nós resolvemos entrar em contato com Tarsila, para saber o que ela tem a dizer sobre o fenômeno de sua publicação, que até o momento foi compartilhada mais de 60 mil vezes.

Graduada há seis anos em Letras, Tarsila dá aulas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação. Como sempre gostou de desenhar e tem uma caligrafia impecável, depois de um aulão preparatório para a prova do Enem, seus alunos sugeriram que ela fizesse um esquema e publicasse o material no Facebook.

Já que sempre teve mais facilidade de trabalhar com mapas mentais e fluxogramas, a professora não pensou duas vezes e aceitou o desafio dos alunos. A publicação foi tão eficiente que ela está recebendo mensagens de pessoas do mundo todo: são estudantes, mães, pais e professores que agradecem as dicas e elogiam a organização da jovem professora.

A ideia de deixar a postagem pública veio da irmã de Tarsila, que é jornalista e argumentou que, dessa maneira, o conteúdo seria acessível a mais pessoas. Realmente, muitos alunos agora podem, de forma democrática, aproveitar as dicas e pensar em estratégias para a prova.

Internet do bem

Para Tarsila, é importante usar a internet para fazer o bem, afinal é comum vermos a repercussão de atitudes nem sempre positivas por aí. Ela ressalta também o fato de que nem todo estudante pode fazer cursinho preparatório ou ter acesso a boas condições de ensino, por isso é interessante divulgar conhecimento em um ambiente livre – tão interessante que Tarsila agora tem uma fanpage dedicada apenas a dicas de estudo no mesmo modelo das de redação, a Rabiscos da Aula.

Quase no fim da agradável conversa que tive com essa professora cheia de criatividade, ela fez uma observação muito importante: “A redação é uma prática, e o aluno não pode escrever sobre o que não conhece”, lembrando que, além de conhecer o esquema ideal de redação, é fundamental se manter informado sobre os mais diversos temas, para que seja possível escrever sobre eles.

Se você está prestes a fazer a prova do Enem, não se esqueça, então, das dicas estruturais da redação e fique atento às notícias mais em pauta sobre educação, política, saúde, movimentos sociais, segurança e outras que tenham relevância social. Contextualizar os argumentos com acontecimentos históricos também é sempre uma boa ideia, segundo a professora. Ou seja: para escrever bem, é realmente preciso ler bastante e se manter sempre bem informado.

***

Agora que você tem acesso ao esquema feito por Tarsila, aproveite e nos diga o que achou da ideia dessa professora criativa e com muita boa vontade – nós aqui da equipe do Mega simplesmente adoramos! 

*Publicado em 27/10/2016

Saiba mais sobre notícias de Educação no Blog Mackenzie.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER