Psicóloga ensina as pessoas a gostarem de matemática
154
Compartilhamentos

Psicóloga ensina as pessoas a gostarem de matemática

Último Vídeo

Muita gente pensa que, depois que sair do Ensino Médio, vai se livrar da matemática caso escolha algum curso que não seja focado nas áreas exatas, mas a realidade não é bem essa. A disciplina é um dos maiores temores dos alunos nos anos iniciais de formação e faz parte do dia a dia das pessoas, então o melhor é enfrentar o medo de errar nos cálculos. Mas como fazer isso?

De acordo com a psicóloga Ellen Peters, da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA, muitos alunos ficam “malucos” por ter que mexer com números, por isso ela resolveu analisar de onde vinha tanto trauma em relação a essa matéria. Segundo Ellen, para se dar bem na matemática, são necessários dois fatores fundamentais: confiança e valores fundamentais!

Tudo é uma questão de acreditar que você consegue

Ela é focada em diminuir a fobia pela disciplina há 12 anos, mas desde os tempos de faculdade já tentava analisar como as pessoas que gostam da matemática se comportam ao resolver problemas de cálculos, comparando-as com o posicionamento de quem dizia morrer de medo de fazer contas.

A psicologia mostra que, independente do assunto, se você acredita que vai falhar, existe uma grande probabilidade de isso realmente acontecer. A falta de confiança afeta nossas vidas de diferentes maneiras e não seria diferente com a matemática. Mas como fazer os alunos acreditarem que vão acertar os cálculos?

“Você precisa que os alunos pensem mais no que é importante para eles na vida; assim, você pode apoiar esse pensamento que eles têm de si mesmos, tornando-os mais resilientes àquilo que eles consideram como desafios nas salas de aula”, explica Ellen. Isto é, os educadores precisam incentivar a autoestima dos alunos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.