O Santuário de Céu Escuro: uma das maravilhas naturais da Nova Zelândia

17/06/2019 às 02:302 min de leitura

Localizada a 100 quilômetros da cidade de Auckland, na Nova Zelândia, Great Barrier se tornou a primeira ilha a ser considerada um “Santuário Internacional de Céu Escuro” — e apenas o terceiro lugar do mundo a conseguir esse status depois dos santuários no Novo México (EUA) e no Chile.

(Mark Russell)

Um Santuário de Céu Escuro, caso você nunca tenha ouvido falar deles, é uma região pública ou privada com qualidade excepcional ou diferenciada para observação de estrelas, protegida por seu valor científico, natural, educacional, herança cultural, assim como para o lazer público.

Santuário neozelandês

Grande parte da Ilha Great Barrier não tem energia elétrica, o que diminui a poluição luminosa e favorece a vista do céu durante a noite. Mais de 60% do seu território é de propriedade pública administrada pelo Departamento de Conservação, e sua floresta nativa abriga várias espécies de plantas e aves exclusivas da região, várias trilhas que levam a piscinas naturais de águas termais  e o monte de Hirakimata (Monte Hobson), que está a cerca de 627 metros acima do nível do mar, onde pode-se observar a ilha com vistas 360°.

(Chris Stephenson)

Próximo a Great Barrier está a Reserva de Céu Escuro Aoraki Mackenzie, que recebe visitantes do mundo todo para o turismo astronômico. Mas, diferente de uma reserva ou parque, um santuário se encontra localizado em áreas mais remotas, com pouca ou nenhuma ameaça à qualidade de seu céu noturno, além de não atender determinados requisitos para ser considerado um parque ou uma reserva.

(Mark Russell)

Juntas, essas duas regiões fazem da Nova Zelândia um dos destinos mais cobiçados pelos astrônomos e turistas que, além de observar as estrelas, também podem desfrutar de outras atividades muito praticadas na ilha, como mergulho, pesca, surf, passeios de caiaque, mountain bike, trilhas e acampamentos.

(Julian Apse)

É possível acessar Great Barrier via aérea com voos saindo de Auckland, Coromandel, Northland, Tauranga e Hamilton, ou por balsa, saindo do centro de Auckland. Além disso, existem opções de hospedagem desde campings às pousadas de luxo.

*Via assessoria

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: