A técnica Feynman: a melhor forma de aprender qualquer coisa em 4 etapas

02/03/2018 às 08:002 min de leitura

Aprender algo novo é algo que demanda tempo, esforço e dedicação. Além disso, você precisa estudar da forma certa; caso contrário, corre o risco de não absorver os conteúdos e, no fim, não aprender nada.

Mas qual seria a melhor maneira de fazer isso, identificando lacunas em nosso conhecimento existente? Uma das melhores alternativas seria aplicar a técnica Feynman, um modelo mental criado por Richard Feynman, físico americano vencedor do prêmio Nobel em 1965. Confira!

Etapa 1: Ensine a uma criança

Pegue um pedaço de papel e escreva no topo o assunto que você quer aprender. Depois, descreva todo o conteúdo como se você tivesse que explicar a uma criança (por isso é importante manter o conteúdo o mais simples possível).

Quando você faz essa operação, acaba se forçando a entender o conceito em um nível profundo, além de simplificar a relação e a conexão entre as ideias. E se você tinha dificuldades, passará a entender melhor, cobrindo as áreas que não compreendia.

1

Etapa 2: Revise

Na etapa 1, você vai encontrar falhas no aprendizado: algo importante de que se esqueceu, um conceito que não consegue explicar ou simplesmente ideias que não consegue conectar muito bem. Esse feedback é importantíssimo para revelar os limites do seu conhecimento.

É a partir desse ponto que realmente você começa a aprender. Agora que você sabe o que o está prendendo, volte ao material de estudo até você conseguir explicar em termos básicos. Ao identificar os limites de sua compreensão, você também limita os erros e aumenta a chance de sucesso em aplicar o que aprendeu.

2

Etapa 3: Organize e simplifique

Agora você tem um conjunto de anotações feitas à mão. Revise-as e confira se você não acabou registrando jargões do material original. Organize as notas em uma simples história que flui. Leia em voz alta. Se as explicações não são simples e parecem confusas, é um sinal de que o seu entendimento na área precisa ser trabalhado.

3

Etapa 4: Transmita (opcional)

Se você realmente quer ter certeza do seu entendimento sobre um assunto, explique-o para outra pessoa (o ideal é que seja alguém que conheça pouco sobre o tema). Esse seria o teste final sobre o seu conhecimento e sua capacidade de transmiti-lo. 

4

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: