Artes/cultura
18/07/2018 às 08:00•2 min de leitura
Muitos escritores usam lugares ou eventos reais como inspiração para seus livros. Um exemplo de tal inspiração é Whitby, a pitoresca cidade costeira que serviu de cenário para Bram Stoker escrever Drácula em 1897. Já dá para ter uma boa ideia de como é o lugar do qual estamos falando, não é?
Ela parece ter saído direto de um conto de terror, cercada de lápides, ruínas, becos e contos assombrosos. E não se deixe enganar: Whitby não se localiza nem perto da Transilvânia, na Romênia. Na verdade, a cidade fica no norte da Inglaterra.
Na realidade, toda a história de Bram Stoker com "Drácula" começou ali mesmo. Ele se encantou pelo cenário local ao visitar a cidade em 1890, quando se deparou com as ruínas da Whitby Abbey, uma igreja do século XIII, que convenientemente é cercada de lápides.
Porém, foi também nessa jornada que Stoker se deparou com um livro que contava a lenda do príncipe romeno do século XVI Vlad Tepes, ou Vlad III, da Ordem do Dragão (Draculea), também conhecido como Vlad, o Empalador, que ganhou essa fama por empalar seus inimigos — o famoso Drácula.
Stoker uniu todas as crueldades que a lenda trazia a respeito de Vlad ao cenário assustador de Whitby para criar, em 7 anos, uma das histórias de vampiro mais famosas do mundo!
Essa inspiração toda foi maravilhosa não apenas para Bram Stoker e os amantes da literatura, mas também para o turismo!
A notícia de que Whitby é o local de nascimento do livro "Drácula" já chegou por aquelas bandas há muito tempo, o que transforma a cidade em um verdadeiro festival gótico durante todo o mês de outubro desde 1994.
Em torno de 10 mil góticos, punks e simpatizantes, muitos deles em um verdadeiro role playing, se reúnem na pequena cidade completamente decorada para 1 mês repleto de música e festividades em homenagem ao mês das bruxas e, especialmente, a Drácula!
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!