A verdadeira história de amor do Titanic
147
Compartilhamentos

A verdadeira história de amor do Titanic

Último Vídeo

A história de Jack e Rose foi muito tocante, mas vamos agora contar a de um casal real: Isidor e Ida Straus. Eles nasceram na Alemanha e se casaram aos meados dos 20 anos e tiveram sete filhos. De acordo com relatos de seus amigos, os dois eram um casal realmente apaixonado e não se desgrudavam.

Isidor era um grande empresário; era coproprietário, junto com seu irmão, da famosa loja de departamentos Macy’s e precisava viajar bastante a trabalho. Se Ida não pudesse acompanhá-lo, eles trocavam cartas durante a viagem sempre que possível.

Talvez você ache isso bastante normal, afinal são demonstrações comuns de um casal que se ama. Contudo, no início do século XX, era relativamente raro. Muitos casamentos aconteciam por conveniência, especialmente entre pessoas ricas, como Isidor e Ida. E a demonstração final de amor deles no Titanic foi algo ainda mais raro.

O naufrágio

Isidor e Ida passaram algum tempo na Europa em 1912 e, depois, decidiram voltar aos Estados Unidos a bordo do RMS Titanic, em sua viagem inaugural.

Como muita gente já sabe, nele só havia botes para metade das pessoas a bordo, em virtude de uma questão de “conforto” dentro do deck; no caso de algum problema, os primeiros a serem salvos seriam os membros da primeira classe: mulheres e crianças, depois os homens. Se sobrasse espaço, na sequência seriam alocados membros de outras classes.

Quando o navio se chocou com o iceberg e começou a movimentação para sair dele, Isidor e Ida eram membros da primeira classe, então ela já tinha seu lugar em um bote; por sorte, ofereceram um lugar no mesmo bote para Isidor, para que acompanhasse sua esposa. Porém, ele se recusou e disse que não seria uma exceção.

Diante disso, Ida então decidiu que também não ficaria no bote, pois não se separaria de seu marido: “Assim como vivemos, nós morreremos, juntos”. 

Mais tarde, encontraram o corpo de Isidor, mas Ida nunca foi achada.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.