Você sabe qual é o órgão mais pesado do corpo humano?

19/07/2018 às 05:092 min de leitura

Se você tivesse que fazer um chute rápido, sem pensar muito, sobre qual, em sua opinião, seria o órgão mais pesado do corpo humano, qual seria o seu primeiro palpite? Os pulmões? Afinal, eles são bem volumosos! Ou, talvez, os intestinos, que tampouco são o que podemos chamar de pequeninos — uma vez que só o intestino delgado, em média, pode medir entre 6 e 7 metros de comprimento, e o grosso, outro metro e meio! Pois nenhum desses dois órgãos é o mais pesado do organismo, sabia?

Na balança

De acordo com Remy Melina, do site Live Science, na realidade, o órgão que — de longe — é o mais pesado do nosso corpo é a pele, mesmo que muita gente não pense nela como um “órgão” e muitas vezes nem a considere como tal. Mas a pele é um órgão sim, composto, como você sabe, por três camadas (a epiderme, a derme e a hipoderme) e, além de “revestir” e proteger o nosso corpo, ela tem outras tantas funções, como regular a nossa temperatura.

Corpo Humano (Time)

A espessura da nossa pele pode variar bastante dependendo da região do corpo, tanto que ao redor dos nossos olhos ela é extremamente fininha e delicada, enquanto que nas plantas dos pés, por exemplo, ela pode chegar a ter vários milímetros e, sem dúvida é bem mais resistente. Sua função também pode variar de uma região a outra do corpo, mas, ainda assim, se trata de um órgão só — e ele, de modo geral, representa por volta de 16% de todo o peso corporal de um indivíduo.

É claro que o peso da pele varia de pessoa para pessoa — e é óbvio que o órgão de indivíduos mais magrinhos é mais leve do que o dos mais robustos. No entanto, fazendo um cálculo rápido considerando o peso médio, em um adulto saudável com 90 quilos, perto de 14,5 kg corresponderiam apenas à pele do sujeito. E os demais órgãos, como ficam nessa balança?

Nós aqui do Mega Curioso consultamos alguns sites e descobrimos que, depois da pele, os cinco órgãos mais pesados do corpo humano são os intestinos — com o grosso batendo 1,8 kg, e o delgado, 1,5 kg, mais ou menos —, seguidos pelos pulmões, com pouco mais de 1 kg cada um (ou perto de 2,5 kg o par), depois, pelo fígado, com, em média, 1,5 kg, o cérebro, também com cerca de 1,5 kg, e o coração, que geralmente pesa aproximadamente 300 gramas.

Corpo Humano(Best Practice)

Vale destacar que, embora a gente não tenha encontrado referências ao peso dos ossos nas listas de “órgãos mais pesados do corpo humano” que consultamos, essas estruturas também são consideradas como tais, visto que não se tratam simplesmente de “peças” sem vida e que servem apenas para nos dar sustentação. Sendo assim, o nosso esqueleto merece uma menção aqui, né? E o peso dele, embora varie de um indivíduo a outro, corresponde a aproximadamente 15% do peso corporal dos homens e 10% do das mulheres, o que significa que a pele ainda é mais pesada!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: