Drops Históricos #017: Sua dose semanal de História aqui no Mega

23/07/2018 às 04:303 min de leitura

Em um lugar do planeta, uma importante transformação política acontece. No dia seguinte, décadas depois, outro país do outro lado do globo presencia uma grande evolução científica enquanto, ali do lado, avançando um século, uma conquista para os direitos humanos toma lugar. As engrenagens do mundo seguem girando, e todo dia é um dia perfeito para entrar para a História.

Na coluna desta semana, você confere alguns passos fundamentais para os avanços científicos e datas marcantes da história do Brasil, de Cuba e dos Estados Unidos, além da criação de um importante monumento histórico na França!

23 de julho

1993: Chacina da Candelária

Neste ano, completa 25 anos um dos episódios mais tristes da história recente brasileira: a chacina que matou oito crianças e adolescentes no Centro do Rio de Janeiro.

Paulo Roberto de Oliveira, 11 anos. Anderson de Oliveira Pereira, 13. Marcelo Cândido de Jesus, 14. Valdevino Miguel de Almeida, 14. "Gambazinho", 17. Leandro Santos da Conceição, 17. Paulo José da Silva, 18. Marcos Antônio Alves da Silva, 19. Esses eram os meninos e jovens que tomavam abrigo na escadaria da Igreja da Candelária, no Rio, quando dois Chevettes encostaram próximo ao local, e seus ocupantes, todos policiais, começaram a atirar indiscriminadamente.

Os responsáveis pela chacina, entre eles três policiais que chegaram a ser condenados pelos crimes, continuam em liberdade.

24 de julho

1883: Habemus iluminação pública

Você consegue imaginar andar pelas ruas da sua cidade sem uma luz sequer para iluminar seu caminho? Imagine que, até esta data, a América Latina inteirinha se encontrava às escuras!

Foi em 24 de julho de 1883 que o município de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, conheceu a luz — ele foi o primeiro de todo o território latino a contar com o recurso da iluminação pública. Desde o período colonial, a cidade era uma referência econômica e política para todo o país.

25 de julho

1978: Nasce o primeiro bebê de proveta

Louise Brown comemora 40 anos neste dia 25 de julho, e o aniversário dela é um verdadeiro marco para a ciência da reprodução humana. Isso porque Louise foi a primeira criança concebida em laboratório. Filha de Lesley e John Brown, ela nasceu no Oldham General Hospital, na Inglaterra, e foi gerada na clínica Bourn Hall, em Cambridge, com ajuda dos médicos britânicos Robert Edward e Patrick Steptoe.

Até hoje, o método que permitiu a fecundação do óvulo de Lesley, o da fertilização in vitro, é bastante utilizado, trazendo esperança a famílias do mundo inteiro que possuem dificuldade em gerar filhos de maneira natural.

26 de julho

1953: Revolução Cubana

O presidente Fulgencio Batista estava no segundo ano do seu mandato iniciado com um golpe militar quando 166 homens, liderados por Fidel Castro, invadiram o quartel-general de Moncada, em Santiago de Cuba. Esse fato ficou marcado na história como o ponto de partida para a Revolução Cubana.

Apesar dos esforços dos jovens revoltosos, quase todos foram mortos, e o próprio Fidel foi preso, anistiado 2 anos depois e exilado para o México. A Revolução começou oficialmente em 2 de dezembro de 1956, quando ele retornou ao território cubano acompanhado por outros revolucionários, entre eles Ernesto Che Guevara.

De qualquer forma, a data de comemoração do feriado pela Revolução Cubana segue sendo 26 de julho, quando tudo teve início.

27 de julho

1958: NASA é criada nos EUA

Em plena Guerra Fria, com os instintos competitivos entre Estados Unidos e a União Soviética aguçados ao máximo, o presidente Dwight D. Eisenhower decidiu criar uma agência espacial para correr atrás do prejuízo depois que o programa espacial soviético lançou seu primeiro satélite espacial, o Sputnik 1.

Embora o Conselho Nacional para a Aeronáutica já existisse, sua função era superficial. De qualquer forma, deu os primeiros passos para a criação de um programa mais avançado.

28 de julho

1945: Acidente aéreo no Empire State Building

O ataque às Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001, não foi o primeiro caso de choque de aeronaves contra um importante prédio norte-americano. Em 1945, um avião bombardeiro pilotado pelo tenente-coronel William Franklin Smith acidentalmente colidiu com o Empire State Building, em Nova York.

Com a visibilidade prejudicada por um nevoeiro, o piloto não conseguiu evitar o acidente, que causou a morte dos 3 tripulantes e de mais 11 pessoas que trabalhavam no prédio. Os danos ao edifício, no entanto, foram reparados em apenas 1 semana, quando ele foi reaberto.

29 de julho

1836: Inauguração do Arco do Triunfo

Exatamente 30 anos depois de inserida a primeira pedra para a construção do Arco do Triunfo em Paris, na França, o monumento encomendado por Napoleão Bonaparte foi finalmente inaugurado.

Os nomes de 128 batalhas e 558 generais estão gravados na obra, que foi criada em celebração às vitórias do Primeiro Império Francês e como referência ao Arco de Tito.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: