Até quem não sofre de aracnofobia vai sentir arrepios com estas imagens!

29/08/2018 às 07:302 min de leitura

A maioria das pessoas, mesmo as que não têm nenhum pavor irracional de aranhas, prefere manter distância delas — especialmente quando se trata de uma enorme quantidade das criaturinhas, não é mesmo? Pois a imagem animada que você pode ver a seguir mostra muitas de arainhas (muitas mesmo!) se contorcendo no interior de um dos sacos nos quais os indivíduos adultos põem seus ovos. Se prepare para sentir arrepios percorrendo a sua espinha!

centenas de tarântulasVocê colocaria os seus dedinhos perto disso aí? (YouTube/Deadly Tarantula Girl)

Parto aracnídeo

De acordo com Jacinta Bowler, do site Science Alert, a cena faz parte de um “parto” que foi realizado por uma mulher chamada Marita Lorbiecke — que não parece se intimidar com os bichinhos, não. Segundo estimou a “parteira”, o saco continha por volta de mil bebezinhos, e a mamãe aranha era uma tarântula da espécie Nhandu chromatus, uma aranha que, por sinal, é nativa aqui do Brasil. Veja uma foto de um exemplar adulto: 

Tarântula assustadoraPequenina... (Wikimedia Commons/Flamesbane)

Ligeiramente assustador, você não acha? Esses aracnídeos podem chegar a medir entre 15 e 17 centímetros (considerando a envergadura diagonal das patas) e são conhecidos pelo comportamento defensivo. Mas, em vez de picar os desavisados, o mais normal é que elas liberem pelos que causam irritação em mucosas e vias respiratórias. Confira outra imagem animada do pesadelo parto: 

Tarêntula e seus filhotesEsse foi o momento em que Marita tirou o saco de ovos da tarântula (YouTube/Deadly Tarantula Girl)

Hoje em dia, por conta do tamanho e coloração — notou que elas têm patas “malhadas” em preto e branco? —, as N. chromatus são populares entre a galera que curte manter esses animais como bicho de estimação. No entanto, não é recomendado que pessoas que não tenham experiência com o cuidado dessas criaturas as manuseiem. Mas, voltando aos bebês da imagem... Veja outra imagem: 

Centenas de filhotes de aranhaViu quantas "tarantulinhas"? (YouTube/Deadly Tarantula Girl)

Conforme explicou Marita — você pode assistir ao vídeo do parto completo ao final desta matéria —, ela esperou 28 dias antes de remover o saco contendo as tarantulinhas da mamãe tarântula. Como as imagens foram registradas em abril deste ano, podemos deduzir que os filhotes devem estar bem crescidinhos agora, isso, claro, se ninguém invadiu a sala de parto com um lança-chamas e deu um fim nos bichinhos! Outro vislumbre: 

Tarântulas bebêsUi... (YouTube/Deadly Tarantula Girl)

Mas, se as tarântulas sobreviveram — e Marita estava empenhada em que as aranhas vingassem —, vale mencionar que elas podem viver por até 20 anos, mais ou menos. Assista ao vídeo abaixo (em inglês, mas você pode ativar as legendas automáticas) para saber mais:

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: