Artes/cultura
17/12/2018 às 11:00•2 min de leitura
Veneza é uma cidade de 261 mil habitantes que virou símbolo do turismo de massa: sozinha, ela recebe anualmente mais turistas do que o Brasil inteiro. Fundada há mais de 1,5 mil anos e localizada em 117 ilhas diferentes interligadas por uma série de canais e pontes, não é de hoje que a capital da região italiana de Vêneto é explorada turisticamente.
Nas décadas de 1950 e 1960, a Cidade das Águas já despontava como um badalado destino de férias e era frequentemente visitada por artistas internacionais. Boa parte dos registros dessas viagens estelares foi documentada por fotógrafos de um estúdio chamado Cameraphoto — que abriga um dos maiores arquivos fotográficos da Europa.
Entre os mais de 320 mil negativos conservados, estão imagens de protagonistas de grandes produções do cinema, pintores e escritores famosos, manifestações culturais curiosas e, como não poderia faltar, cenas dos tradicionais passeios de gôndola — as embarcações características dos canais da cidade. A seguir, você vê uma seleção desses registros: