Estilo de vida
25/01/2019 às 12:00•3 min de leitura
O ano de 1969 começou em uma quarta-feira e parecia que seria apenas mais um da agitada década de 60, que viu a contracultura tomar conta. No Brasil e no mundo, diversos acontecimentos marcaram esse ano de forma gigantesca. Duvida? Então relembre 10 fatos que completam 50 anos em 2019:
Em 21 de julho de 1969, apenas 5 dias após deixar a Terra a bordo da Apollo 11, Neil Armstrong soltou uma das frases do século, ao pisar na Lua: “Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade”. Era a primeira vez que um ser humano realizava tal façanha.
Em outubro de 1969, a BBC levou ao ar uma das séries mais importantes para a comédia mundial: Monty Python's Flying Circus. Os artistas Graham Chapman, Eric Idle, John Cleese, Terry Jones, Terry Gilliam e Michael Palin se reuniram em um programa de esquetes que criticava o modo de ser britânico apelando para muito humor nonsense e surrealismo visual.
Os “pedidos de comentários”, ou RFCs, da sigla em inglês, foram publicados em 7 de abril de 1969, dando origem àquilo que hoje chamamos de internet. Por ser apenas um início, alguns consideram que, na verdade, a internet só tomou forma a partir da década de 1980.
Em novembro de 1969, Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, atingiu a marca histórica de mil gols em pleno Maracanã, para um público de mais de 65 mil pagantes. Foi um gol de pênalti aos 33 minutos do segundo tempo, que deu a vitória ao Santos por 2 a 1 contra o Vasco da Gama.
Uma das músicas mais importantes do século XX, “Space Oddity”, de David Bowie, foi lançada em 11 de julho de 1969, apenas 10 dias antes de a Apollo 11 começar sua jornada à Lua. Ela fazia parte do segundo álbum de Bowie e ajudou a catapultar a sua carreira.
A primeira loja da GAP abriu em São Francisco, nos Estados Unidos, em agosto de 1969. Na época, o estabelecimento vendia apenas jeans da Levi's e discos de vinil. Com o tempo, passou a se tornar o conglomerado que conhecemos hoje em dia.
O telejornal mais assistido do Brasil, atualmente apresentado por William Bonner e Renata Vasconcelos, completará 50 anos no dia 1º de setembro. Nessas 5 décadas, passou por diversas fases e marcou o jornalismo do país.
Entre 1972 e 1977, os brasileiros puderam acompanhar a Vila Sésamo na TV Cultura e na Rede Globo. Essa era uma versão tupiniquim do programa de mesmo nome lançado nos Estados Unidos em novembro de 1969, que virou sucesso mundial e rende esquetes até os dias de hoje.
O livrinho infantil “Uma Lagarta Muito Comilona”, traduzido para mais de 60 línguas, foi lançado em junho de 1969. O autor Eric Carle conta a história de uma lagarta que chega a comer a página de seu próprio livro! Alguns viram uma parábola católica na história, enquanto outros acreditam se tratar de um incentivo ao capitalismo. O certo é que já foram vendidas mais de 30 milhões de cópias nestes 50 anos!
Roberto Carlos é o Rei da nossa música e, em 1969, lançou um de seus maiores hits: “As Curvas da Estrada de Santos”. Essa foi a canção mais tocada no Brasil naquele ano.