Por que Neil Armstrong foi escolhido para ser o primeiro a pisar na Lua?

18/07/2014 às 06:382 min de leitura

No próximo domingo, dia 20 de julho, terão se passado 45 anos desde que Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua e deu “um passo pequeno para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”. Mas, afinal, você sabe por que é que ele foi escolhido para ser o primeiro em vez de Michael Collins ou Edwin “Buzz” Aldrin, que também faziam parte da tripulação da Apollo 11?

Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin “Buzz” Aldrin

De acordo com o pessoal do site Today I Found Out, assim que os três astronautas foram selecionados para tripular a Apollo 11 — a partir de um grupo de 29 pessoas que foram treinadas para a missão —, imediatamente começaram as especulações sobre quem seria o primeiro deles a pisar em solo lunar.

Neil Armstrong

Michael Collins, que era o piloto do módulo de comando, já estava descartado, pois permaneceria em uma das partes da Apollo que ficaria em órbita. Assim, a escolha se resumia em decidir entre Armstrong e Buzz Aldrin, comandante e piloto do módulo que pousaria na Lua, respectivamente. Na verdade, os dois astronautas pisariam na Lua de qualquer jeito, mas ser o primeiro era uma verdadeira honra.

Desculpa esfarrapada?

Buzz Aldrin

A NASA demorou um bom tempo para revelar quem seria o eleito. Buzz Aldrin queria desesperadamente ser o “cara” e chegou a fazer campanha para ser o escolhido. Aliás, muita gente acreditava mesmo que ele realmente seria o apontado. Contudo, o anúncio oficial só foi feito pela NASA três meses antes de a missão partir e, como você sabe, Armstrong foi o astronauta indicado.

Buzz Aldrin

Segundo o Today I Found Out, a justificativa da decisão foi uma portinhola. A porta de saída do módulo que pousou na Lua — chamado Eagle —, em vez de se abrir para o lado de dentro ou de fora, se abria para um dos lados. Mais precisamente, a portinhola se abria em direção ao piloto, ou seja, Aldrin, dificultando sua saída do módulo. Portanto, por uma simples questão de pragmatismo, aos olhos da NASA fazia mais sentido que Armstrong saísse primeiro.

Terra vista da Apollo 11

Não obstante... anos depois, outro astronauta que fazia parte do programa espacial — Al Bean — contou que a NASA escolheu Armstrong por acreditar que seu ego suportaria melhor a situação do que o de Aldrin. Buzz sempre foi conhecido por seu bom-humor, personalidade forte e caráter extrovertido, ao contrário do introvertido e extremamente reservado Armstrong. Assim, é possível que a história da portinhola tenha sido apenas desculpa esfarrapada.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: