Google lança passeio virtual gratuito pelo Palácio de Versalhes

08/10/2019 às 14:002 min de leitura

Conhecer o Palácio de Versalhes de graça e sem sair de casa é algo que você já pode fazer. Basta aproveitar o tour virtual criado pela Google, que leva internautas de todo o mundo para dentro da antiga casa da realeza francesa, por meio de uma exposição imersiva com imagens em alta resolução de obras de arte, objetos e muito mais.

(Fonte: Google Arts & Culture/Reprodução)

Lançada pela plataforma Google Arts & Culture, a exposição virtual “Versalhes: o palácio é todo seu” tem como destaque os passeios em 3D por algumas das principais salas do castelo, como a Sala de Coroação e a Casa de Ópera Real. A experiência fica ainda mais completa com o áudio (em inglês) guiando o visitante pelo espaço.

Neste passeio à distância pela edificação localizada no subúrbio de Paris também é possível explorar o Quarto do Rei, a Galeria dos Espelhos e muitos outros ambientes icônicos do palácio, além de visualizar mais de 100 esculturas, pinturas e objetos de arte criados por alguns dos maiores artistas da história.

Como visitar a exposição virtual em Versalhes?

Ficou curioso para conhecer o Palácio de Versalhes sem pagar ingresso, enfrentar filas e ter que viajar até a França? Basta acessar o site do Google Arts & Culture.

(Fonte: Google Arts & Culture/Reprodução)

O tour pela residência real de Luís XIV até a sua morte, em 1715, inclui ainda a possibilidade de conhecer o armário de joias de Maria Antonieta, os vários bustos do rei espalhados pela residência, a capela real, o salão de baile e os imensos jardins do palácio, entre outras áreas. Há também na plataforma outras exposições virtuais contando curiosidades sobre o local e a realeza.

A experiência fica mais completa e intimista com o uso de um óculos de realidade virtual e acionando o modo noturno da exposição.

Técnicas usadas na criação da exposição

Os curadores utilizaram ferramentas diferenciadas para criar a visita virtual ao Palácio de Versalhes. Por meio da técnica da fotogrametria, por exemplo, eles cobriram mais de 36 mil metros quadrados de áreas internas.

Já a digitalização das obras de arte penduradas nas paredes da casa da realeza foi feita com a tecnologia Art Camera.

No vídeo abaixo é possível ver um pouco desse trabalho.

https://www.youtube.com/watch?v=DkCt6-p9WSw&feature=youtu.be

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: