Sisu 2021/1: saiba como se inscrever para o processo seletivo

06/04/2021 às 10:492 min de leitura

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 1º semestre de 2021 foram abertas hoje (6), trazendo 209,1 mil vagas no ensino superior gratuito, distribuídas entre 5,6 mil cursos de graduação de universidades e instituições públicas de todo o Brasil. Os interessados podem se candidatar até as 23h59 da próxima sexta-feira (9).

Para participar desta edição do processo seletivo, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, cujas provas foram aplicadas no início deste ano por causa da pandemia. O candidato não pode ter tirado zero na redação nem prestado o exame na condição de treineiro.

Durante o período de inscrições, você pode escolher até duas opções de cursos, mas precisa prestar atenção à nota de corte delas, que vão sendo atualizadas diariamente, conforme mais pessoas se candidatam. Também é possível mudar as graduações e as universidades definidas, caso queira, até o final do prazo para se inscrever.

(Fonte: Sisu/Reprodução)(Fonte: Sisu/Reprodução)

O resultado do Sisu 2021/1 sai no dia 13 de abril, com a matrícula dos convocados acontecendo de 14 a 19 deste mês, diretamente nas instituições de ensino. Quem não estiver na chamada regular pode participar da lista de espera entre os dias 13 e 19 — a convocação destes ocorrerá a partir do dia 23.

Como se inscrever

A inscrição no Sisu 2021 pode ser feita no site do programa, na opção “Fazer inscrição”. A partir deste ano, é necessário ter cadastro na plataforma Gov.br para se candidatar às vagas do Sisu (caso não tenha, você pode fazer na hora, gratuitamente).

(Fonte: Sisu/Reprodução)(Fonte: Sisu/Reprodução)

Depois de logar no sistema, o estudante deve pesquisar as vagas pelo nome do curso, cidade ou instituição, escolher a modalidade de candidatura (concorrência geral ou sistema de cotas) e confirmar o cadastro para a graduação desejada.

Nota de corte

Acompanhar as atualizações diariamente, para verificar a nota de corte, é essencial para aumentar as chances de ser convocado para o curso escolhido. Ela consiste na “menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados”, segundo o Ministério da Educação, servindo de referência para monitorar a sua inscrição.

Essa nota pode ser conferida na aba “Vagas”, informando o curso desejado e verificando a informação na descrição de cada modalidade.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: