Dia da Educação: qual a origem da data e a sua importância?

28/04/2021 às 08:302 min de leitura

Além do Dia Nacional da Caatinga, em homenagem ao único bioma 100% nacional, também é comemorado nesta quarta-feira (28) o Dia da Educação, com o objetivo de conscientizar a população acerca da importância do ensino.

Celebrada anualmente, a data foi escolhida por causa do Fórum Mundial de Educação de Dakar em 2000, no Senegal. Coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o evento que se encerrou no dia 28 de abril daquele ano estabeleceu o compromisso de levar a educação básica e secundária a crianças e jovens de todo o mundo até 2030.

A declaração, denominada “Marco de ação de Dakar, educação para todos: cumprindo nossos compromissos coletivos”, foi assinada por líderes de 164 países, entre os quais o Brasil. Ela trazia metas que deveriam ser seguidas pelas nações signatárias com a finalidade de tornar a educação um direito universal.

(Fonte: MEC/Divulgação)(Fonte: MEC/Divulgação)

Entre os pontos do documento, estão os cuidados com a educação das crianças mais vulneráveis, garantindo a elas o acesso ao ensino gratuito e de qualidade. Outros destaques são a exigência de eliminar as disparidades de gênero na educação e a melhoria da qualidade do ensino, em especial na alfabetização, na matemática e em habilidades essenciais à vida.

A importância da data

Conscientizar as pessoas sobre o valor da educação é o principal objetivo da data. Isso pode ser feito com ações e atividades que transmitam os valores educacionais como essenciais para a formação da criança e do adolescente, mostrando como eles podem ter um grande impacto na vida do indivíduo.

Ela se tornou ainda mais importante nesta época de pandemia, com as escolas ficando um longo tempo fechadas para reduzir a disseminação do novo coronavírus, o que pode fazer muitas crianças abandonarem os estudos, exigindo iniciativas para atrair novamente os estudantes.

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Vale lembrar também que o evento de origem do Dia da Educação inspirou o Brasil na criação do Plano Nacional de Educação (PNE), lançado em 2014 pelo governo federal, estabelecendo metas e estratégias para os 10 anos seguintes na área.

O PNE abrange metas que vão da educação infantil ao ensino superior, para tornar a educação mais inclusiva e aumentar a taxa de escolaridade, entre outros objetivos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: