Harvard, Stanford e MIT: faça cursos gratuitos em faculdades internacionais

28/04/2021 às 12:002 min de leitura

Você já se imaginou estudando nas grandes e tradicionais universidades do mundo? O que parecia ser um sonho distante pode ser mais fácil do que se imagina com os cursos gratuitos disponibilizados por essas instituições na internet. Confira as opções e prepare-se para colocar a mente para funcionar.

Universidade Harvard

Harvard nunca pareceu estar tão próxima. (Fonte: Unsplash)Harvard nunca pareceu estar tão próxima. (Fonte: Unsplash)

A instituição estadunidense fundada no século XVII se modernizou ao longo do tempo e hoje disponibiliza a plataforma HarvardX, em que estão reunidos mais de 100 cursos de incontáveis áreas de estudo totalmente online. Basta se cadastrar na plataforma, se matricular na opção de interesse e iniciar os estudos.

Eles são oferecidos gratuitamente, mas, em alguns, é preciso pagar uma taxa para receber o certificado emitido pela universidade. Outro ponto para se atentar são as datas para sua realização: apesar de a maioria ser feita quando e como o aluno preferir, alguns cursos têm dias e horários determinados.

Universidade de Stanford

Da Califórnia para o mundo: saiba como ser um aluno de Stanford. (Fonte: Pixabay)Da Califórnia para o mundo: saiba como ser um aluno de Stanford. (Fonte: Pixabay)

Assim como Harvard, a Universidade de Stanford realizou parceria com a edX, uma organização sem fins lucrativos para disponibilizar conhecimento de forma acessível e democrática. Na lista do site, as opções de formação disponíveis abrangem diversas áreas de estudo.

A dinâmica de participação também é semelhante: nenhum curso tem custo, apenas em alguns casos para a emissão de certificado. Infelizmente, todos eles são aplicados na língua inglesa e poucos contam com legenda em português.

Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

Referência em ciências exatas no mundo, MIT também pode ser acessado de qualquer lugar. (Fonte: Unsplash)Referência em ciências exatas no mundo, MIT também pode ser acessado de qualquer lugar. (Fonte: Unsplash)

Uma das mais reconhecidas universidades do mundo, reconhecida pelo desenvolvimento científico e tecnológico, passou a ser acessível a qualquer pessoa com acesso à internet desde 2002 por meio do site MITx

No endereço, campos de estudo da universidade, relacionados à matemática ou ciência da computação, são contemplados em mais de 200 cursos ministrados por seus próprios professores. 

Universidade de Cambridge

Universidades da terra da rainha também estão presentes no mundo online. (Fonte: Pexels)Universidades da terra da rainha também estão presentes no mundo online. (Fonte: Pexels)

Algumas das tradicionais universidades inglesas ofertam parte de seu conhecimento sem custo em suas plataformas digitais. É possível escolher entre 14 cursos de Cambrige na FutureLearn, página online da instituição, todos com áudio e legendas em inglês.

Já a renomada Universidade de Oxford, uma das mais antigas do mundo, iniciou sua presença online recentemente e, por enquanto, tem apenas uma opção de curso disponível: "From Poverty to Prosperity: Understanding Economic Development" ("da pobreza à prosperidade: entendendo o desenvolvimento econômico", em português), uma formação sobre desenvolvimento econômico governamental.

Além de todas essas facilidades, ter um desses nomes no currículo é um caminho para ganhar credibilidade e reconhecimento profissional. Vale lembrar que, mesmo sendo  cursos práticos e de fácil acesso, organizar sua rotina e seus recursos vai facilitar a conclusão de qualquer um deles.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: