As 6 escolas mais antigas do mundo

16/05/2021 às 04:002 min de leitura

Escolas informais existem desde os primórdios da humanidade, por isso pode ser um pouco complicado sabermos quais as instituições de ensino mais tradicionais do mundo. Entretanto, algumas delas são donas de impressionantes registros históricos que comprovam o grande período de atuação no setor.

Para você poder admirar o trabalho dessas escolas, nós separamos uma lista com as 6 instituições que ficaram marcadas por serem as mais antigas registradas pela humanidade. ALERTA DE SPOILER: Hogwarts não é uma delas!

6. Royal Grammar School Worcester

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Fundada em 685 d.C., a Royal Grammar School Worcester (RGS Worcester) foi desenvolvida pelo Bispo Basel para desenvolver a metodologia de ensino católico em Worcestershire, no Reino Unido. O primeiro registro histórico da instituição é de 1265, quando quatro chapelões foram nomeados para dar aula no prédio.

Estima-se que as terras do colégio guardem tesouros do Rei Carlos I, que se escondeu naquele lugar durante a Guerra Civil Britânica no século XVII.

5. Thetford Grammar School

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Apesar de ninguém saber ao certo a data de fundação da Thetford Grammar School, a instituição afirma estar aberta desde 631 d.C. quando Sigbert, Rei dos Ângulos Orientais, provavelmente teria aberto uma escola para sua corte.

Desde 2017, a escola é comandada por uma segurada com base em Hong Kong. Nos últimos anos, o número de estudantes matriculados caiu consideravelmente e a instituição precisou buscar auxílio financeiro.

4. St. Peter's School

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A St. Peter's School é outra instituição de ensino inglesa que já opera há séculos. O colégio foi fundado em 627 d.C. missionário romano Paulino de Iorque logo após inaugurar uma catedral com mesmo nome em York, no Reino Unido.

Por muito tempo, a escola serviu como um internato para rapazes. Meninas só puderam começar a estudar no local durante os anos 1970, quando outras instituições de ensino exclusivas para homens fizeram o mesmo.

3. King’s Rochester

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A King’s Rochester é considerada a segunda escola em operação contínua mais antiga da Inglaterra e foi fundada em 604 d.C. A escola foi inaugurada ao mesmo tempo que a Catedral de Rochester e permanece na mesma área de sua fundação até hoje.

Ao contrário de outras instituições religiosas, a King's Rochester segue sendo um colégio católico e o Bispo de Rochester atua como presidente do corpo diretivo da escola.

2. The King’s School Canterbury

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A The King’s School em Canterbury, no Reino Unido, foi desenvolvida em 597 d.C. logo após a chegada do Santo Agostinho na Inglaterra. Ela também é conhecida por ser a instituição de ensino mais antiga em toda a Europa. Não se sabe muito sobre o início da história do local, mas há fortes evidências de que a escola funcionou como parte da Catedral de Canterbury durante a Idade Média.

Assim como a King’s Rochester, a The King’s School só foi aceitar a matrícula de mulheres muitos anos depois de sua fundação.

1. Shishi High School

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A Shishi High School é uma escola estadual em Chengdu, na China, e estima-se estar aberta desde o período entre 143 a.C. e 141 a.C, fazendo com que seja conhecida como a instituição de ensino mais antiga do mundo. 

Historiadores indicam que o colégio foi criado durante a Dinastia Han. O prédio original foi destruído em um incêndio e reconstruído em 194 d.C. Desde então, ela sempre existiu no mesmo lugar original. 

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: