6 dos melhores professores no mundo da ficção

06/08/2021 às 11:002 min de leitura

Você sabia que 6 de agosto marca a celebração do Dia Nacional dos Profissionais da Educação? Portanto, essa é uma data especial para homenagearmos, reconhecermos e valorizarmos a todos aqueles profissionais que atuam no âmbito escolar, sobretudo aos que comandam as salas de aula: os professores.

Assim como na vida real, os professores cumprem uma importante missão de direcionar seus pupilos pelos tortuosos caminhos da vida também no mundo da ficção. Por isso, nós criamos esta lista com seis personagens que deixaram seu nome na história da literatura, televisão ou cinema como educadores marcantes. 

1. John Keating

(Fonte: Walt Disney Pictures/Reprodução)(Fonte: Walt Disney Pictures/Reprodução)

Como deixar de fora desta lista a incrível atuação de Robin Williams no papel do professor John Keating em Sociedade dos Poetas Mortos (1989)? O longa-metragem, além de passar diversas lindas mensagens, mostra como o educador teve importante papel na transformação da vida de seus alunos.

Entre os ensinamentos sobre poesia aprofundada, Keating lecionou sobre a expressão latina carpe diem, incentivando seus pupilos a viverem sempre intensamente. Por esses e outros motivos, o personagem ficará sempre eternizado "Ó capitão, meu capitão!"

2. Minerva McGonagall

(Fonte: Warner Bros./Reprodução)(Fonte: Warner Bros./Reprodução)

Entre todas as figuras de professores da saga Harry Potter, Minerva McGonagall chama atenção por ser uma forte personalidade feminina, diretora da Grifinória e posteriormente nomeada diretora de Hogwarts. Durante todo tempo que Harry e seus colegas estudaram na escola de feitiçaria, McGonagall sempre se mostrou uma pessoa de muita honra e dedicada com o sucesso de seus alunos.

Sem contar a sua incrível habilidade de se transformar em uma gata cinzenta, visto que ela é uma Animaga!

3. Yoda

(Fonte: Lucasfilm/Reprodução)(Fonte: Lucasfilm/Reprodução)

Em Star Warso lendário mestre Yoda teve papel importante de educador na vida de alguns dos mais importantes jedis da saga. Apesar de já ter perdido no passado para o lado sombrio da força, como ocorreu com Anakin Skywalker (Darth Vader), o pequeno sábio verde se mostrou um grande líder.

Graças a Yoda, Luke Skywalker pode se tornar um incrível guerreiro e entender a importância de dominar a própria mente para se livrar dos demônios do passado. Esse nome não poderia ficar de fora desta lista!

4. Walter White

(Fonte: Sony Pictures/Reprodução)(Fonte: Sony Pictures/Reprodução)

Você pode estar se perguntando "por que diabos" um traficante internacional está fazendo em uma lista de grandes professores. Porém, sejamos sinceros: quando o assunto é química, Walter White sempre soube demonstrar seu conhecimento com muita perspicácia em Breaking Bad. 

Apesar do seu caráter duvidoso e obsessão por poder, White teve seus momentos como companheiro e educador do seu ex-aluno Jesse Pinkman. Dá para passar esse pano?

5. Professora Helena

(Fonte: SBT/Reprodução)(Fonte: SBT/Reprodução)

Uma das personagens mais carismáticas e fofas de Carrossel, a professora Helena fez grande sucesso entre os baixinhos seja na versão mexicana ou na brasileira da novela. Interpretada em 1991 pela atriz Gabriela Rivero e em 2012 pela brasileira Rosanne Mulholland, a personagem era dona de uma personalidade doce e atenciosa. 

Durante sua trajetória na Escola Mundial, Helena tinha como objetivo lecionar princípios de vida para a turma do terceiro ano — que aprontava e não era pouco!

6. Professor Raimundo

(Fonte: Rede Globo/Reprodução)(Fonte: Rede Globo/Reprodução)

Para fechar a lista, não não para esquecer uma das figuras nacionais mais marcantes da comédia brasileira. O nosso querido Professor Raimundo, interpretado por anos pelo incrível e marcante Chico Anysio, era um verdadeiro show à parte na Escolinha do Professor Raimundo, que estreou na televisão em 1952.

Por mais de 3 décadas, o personagem alegrou as tardes das famílias brasileiras com muitas brincadeiras e lições inusitadas para seus nem tão brilhantes alunos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: