6 possíveis temas de redação para os vestibulares

20/11/2021 às 06:002 min de leitura

Estamos cada vez mais próximos da temporada dos maiores vestibulares do Brasil, e neste ponto uma das maiores dúvidas de muitos está relacionada aos possíveis temas de redação. E, entre os palpites que rondam a rede, um dos mais cotados é educação.

Caso esse assunto realmente dê às caras nas provas, separamos seis formas deste tema ser cobrado na dissertação. Confira a seguir:

1. Evasão escolar

Uma das possíveis abordagens caso a educação apareça como tema é a questão da evasão escolar. Existe a chance de a banca trabalhar essa discussão fazendo alguma ponte com a pandemia causada pelo coronavírus, tendo em vista que esse cenário modificou o cotidiano de muitas crianças e adolescentes em nosso país.

2. Alfabetização

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O tema apareceu no Enem do ano passado, mas existe a possibilidade de aparecer em alguns vestibulares em 2021/2022. Como o índice de analfabetismo ainda é alto em nosso país, esse pode ser um dos possíveis direcionamentos na discussão, assim como o fato daqueles que começaram seu processo de aprendizado ao lado de filhos e netos em anos iniciais da escola por conta do ensino a distância.

3. Ensino a distância

E já que tocamos no assunto, esse também pode ser um dos temas a ser tratado no vestibular: o ensino a distância. Visto que essa modalidade foi implementada não apenas no Ensino Superior (uma vez que algumas universidades estão adotando o modelo para aulas mais teóricas), mas também no Ensino Fundamental e Médio, a discussão sobre os prós e contras poderia ser algo abordado pelos vestibulares.

4. Educação financeira

Esse é um assunto que sempre pode dar as caras em temas de redação, visto que muitas escolas nada fazem pelos alunos nesse sentido. Como essa é uma matéria que não tem idade para começar a aprender — ou seja, mesmo aqueles que estão no Ensino Médio deveriam ter aulas do gênero, ainda que sem contato prévio com a disciplina —, existiria margem para discussão em uma dissertação.

5. Bullying nas escolas

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Mais um tema que não é necessariamente novo, mas pode sempre aparecer em algumas redações. Além do bullying convencional, também existe a possibilidade de discutir o cyberbullying, outra modalidade que vem crescendo bastante nos últimos anos, em redes sociais e em outros campos.

6. Educação socioemocional

Por fim, poderíamos pensar em algumas bancas tentando se aproximar da temática referente à educação socioemocional. Muitas escolas estão trabalhando, nos últimos tempos, tópicos como comunicação não violenta, empatia e autoconhecimento, então também existe a chance de que alguns examinadores cobrem dos vestibulandos um texto sobre o assunto.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: