Os 5 animais mais velhos do mundo que ainda estão vivos

30/01/2022 às 07:002 min de leitura

A expectativa de vida de um animal costuma variar de espécie para espécie, mas isso não significa que não é impressionante quando alguma criaturinha fica bastante velha. Inclusive, manter o controle de quais são os animais mais antigos do mundo é importante, pois permite entender por que algumas espécies vivem mais do que outras.

Estudar os animais pode ajudar a ter uma nova visão sobre os mecanismos biológicos, moleculares e genéticos do envelhecimento. Mas você faz ideia de quantos anos tem o cachorro mais velho da Terra? E o gato? Pensando nisso, listamos a história de cinco dos animais mais velhos que ainda estão vivos. Fique de olho!

1. Cachorro mais velho do mundo

(Fonte: Guinness Records/Divulgação)(Fonte: Guinness Records/Divulgação)

Atualmente, o cachorro mais velho do mundo ainda vivo reconhecido pelo Guinness Records é uma miniatura de dachshund chamado Funny, que está no auge de seus quase 22 anos. A expectativa de vida dos cães dessa raça varia entre 12 e 16 anos. Funny vive em Osaka, no Japão, com seu dono Yoshiko Fujimura, que o descreve como um animal de estimação bastante doce e adorável.

Em toda a história, o cão mais velho já registrado de forma confiável foi uma fêmea da raça boiadeiro australiano chamada Bluey, que atingiu 29 anos e 5 meses.

2. Irmãos gatos mais velhos do mundo

(Fonte: Guinness Records/Divulgação)(Fonte: Guinness Records/Divulgação)

Não existe um detentor do recorde de gato mais velho do mundo no momento. A marca de irmãos felinos vivos mais velhos até hoje é dos gêmeos Pika e Zippo, que juntos têm mais de 43 anos de vida. Os dois têm pelagem branca e preta e vivem em uma casa em Londres, na Inglaterra.

Em média, um gato doméstico costuma viver entre 12 e 14 anos, não sendo tão incomum ultrapassar essa marca. A gata mais velha de toda a história se chamava Creme Puff e tinha 38 anos quando faleceu.

3. Pássaro mais velho do mundo

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Cookie, uma cacatua-rosa, não é apenas o papagaio mais velho de todos os tempos como também acabou ganhando o título de ave mais velha que já existiu. Ele tinha 83 anos e 58 dias quando faleceu, em 27 de agosto de 2016. Atualmente, quem detém o recorde de pássaro mais velho do planeta é uma fêmea de albatroz-de-laysan chamada Wisdom.

Por incrível que pareça, ela continua produzindo filhotes mesmo aos 70 anos. Estima-se que ela tenha criado mais de 35 bebês ao longo da vida.

4. Animal terrestre mais velho do mundo

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

De todas as criaturas que andam pela terra, Jonathan, uma tartaruga-gigante-de-aldabra, é o animal mais antigo do mundo. Acredita-se que ele tenha nascido em 1832, o que faria que ele atingisse a marca de 190 anos em 2022. Atualmente, ele habita a ilha de Santa Helena, localizada no Atlântico Sul.

A idade de Jonathan foi estimada pelo fato de ele já ter chegado à ilha totalmente maduro, em 1882. De acordo com pesquisadores, as tartarugas-gigantes-de-aldabra chegam à fase adulta aos 50 anos. 

5. Mamífero mais velho do mundo

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A espécie de mamífero com a maior expectativa de vida no planeta é a baleia-da-groenlândia, nativa das águas árticas e subárticas. Um estudo feito com os aminoácidos das lentes oculares dessas criaturas em 1999 identificou um espécime de 211 anos.

Dada a faixa de precisão da técnica de envelhecimento, essa baleia poderia ter entre 177 e 245 anos quando foi estudada pela primeira vez.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: