'Túmulo do Soldado Desconhecido': conheça a história dos 4 mais famosos

04/03/2022 às 02:002 min de leitura

Algumas semanas atrás o presidente Jair Bolsonaro fez uma viagem à Rússia, onde participou de uma cerimônia no Túmulo do Soldado Desconhecido, situado junto ao Muro do Kremlin, em Moscou. O monumento visa prestar homenagens a um soldado comunista morto na Segunda Guerra Mundial.

No entanto, a Rússia não é o único país cujos soldados mortos durante a guerra que não foram identificados receberam uma cripta simbólica. Vários países, incluindo o Brasil, tem monumentos semelhantes. Conheça a história de alguns deles logo abaixo.

1. Estados Unidos

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

É no Cemitério Nacional de Arlington (Virgínia) que está o memorial aos soldados mortos sem identificação — a partir da Primeira Guerra Mundial. Os restos foram simbolicamente enterrados no sarcófago, onde servem como lembretes dos sacrifícios feitos pelos inúmeros soldados que não puderam ser enterrados em casa. Em uma das extremidades do monumento, há os dizeres: “Aqui repousa em glória honrada um soldado americano conhecido apenas por Deus”.

2. Itália

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O Túmulo do Soldado Desconhecido da Itália está situado na Praça Venezia (Roma). A mãe do soldado italiano Antonio Bergamas, que nunca pode enterrar o filho, teve a triste missão de escolher um dos 11 caixões com soldados sem identificação expostos na Basílica de Aquileia, cujos corpos foram recuperados na Primeira Guerra Mundial. Os registros dizem que ela caiu em prantos ante um dos caixões gritando o nome do filho. Esse foi o escolhido para o memorial.

3. França

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

É na base do Arco do Triunfo, um dos pontos turísticos mais famosos da França, que está o monumento Túmulo do Soldado Desconhecido em Paris. É comum que veteranos façam homenagens por ali. A ideia começou em 1916, mas foi adotada oficialmente em 1919 — 1 ano após o fim da Primeira Guerra Mundial

4. Brasil

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Popularmente chamado de Monumento aos Pracinhas, o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial está localizado no parque Eduardo Gomes (Rio de Janeiro). Lá, há uma urna em sua base com restos mortais de soldados que não foram identificados.

Por falar nisso, em Pistoia (Itália), existe um cemitério brasileiro onde 428 soldados estão enterrados, além de um jazigo em lembrança a um soldado desconhecido.

Qual é a história por trás do Túmulo do Soldado Desconhecido?

A maioria dos países que hoje tem um Túmulo do Soldado Desconhecido adotou a ideia após a Primeira Guerra Mundial. Naquela época, os países em conflito tiveram que avaliar se valia a pena levar os soldados mortos no exterior, à terra natal. 

Além disso, ninguém sabia exatamente como seria possível administrar a questão. Foi então que a França e o Reino Unido decidiram não levar seus mortos. Em vez disso, ambos optaram por escolher um soldado sem identificação e enterrá-lo como uma homenagem e representação dos milhares que perderam suas vidas. Outras nações, então, seguiram o exemplo.

A partir da Segunda Guerra Mundial o conceito foi ampliado. Atualmente, dezenas de nações têm monumentos com essa finalidade, como Grécia, Israel, Japão, Gambia, Finlândia, Índia e Indonésia.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: