Para que serve o terceiro pino da tomada?

23/04/2022 às 09:001 min de leitura

Tem se tornado cada vez mais comum a fabricação de eletrodomésticos com tomadas de três pinos. Isso certamente causou estranheza em muita gente, já que foi preciso correr atrás de adaptadores ou até mesmo trocar todas as tomadas da casa para se atualizar ao novo padrão.

Por mais que você não goste, acredite: os especialistas garantem que esse terceiro pino não está ali por acaso e nesse texto vamos te contar o motivo pelo qual ele é tão importante. Continue lendo!

Leia também: 6 produtos de limpeza que você não deve misturar de jeito nenhum

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Então, para que serve o terceiro pino da tomada?

Em uma linguagem pura e simples, o terceiro pino da tomada funciona como um "fio-terra", ajudando a dissipar a energia excedente para o solo. Dessa forma, o aparelho é desmagnetizado e você não tem dores de cabeça com acidentes, choques, incêndios e qualquer tipo sério de problema.

Esse pino extra foi adicionado pensando em lugares nos quais a rede de energia não conta com uma estabilização muito constante. Dessa forma, caso ocorra uma fuga de tensão, a energia que sai da tomada vai ficar armazenada na carcaça metálica do aparelho, o que pode gerar alguns choques caso alguém encoste nele ou até mesmo ocasionar uma sobretensão e queimar o eletrodoméstico.

Não gosto, quero arrancar

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Esse é o impulso que passa pela cabeça de muita gente quando se depara com essa configuração e ainda possui tomadas com o formato antigo de apenas dois encaixes. Porém, existe a possibilidade do eletrodoméstico ficar danificado em situações como as descritas acima.

Logo, por mais que eletrodomésticos mais novos ainda funcionem caso esse pino seja arrancado, tenha em mente que esse simples gesto pode representar uma dor de cabeça no futuro — ainda mais quando é algo que pode ser evitado gastando pouco na compra de um adaptador específico para isso.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: