Qual era a altura real de Jesus Cristo?

30/04/2022 às 07:002 min de leitura

Jesus Cristo é uma das figuras mais citadas na história da humanidade e um dos principais pilares do Cristianismo. Ao longo dos textos sagrados, aprendemos sobre quando ele nasceu, qual era a sua missão na Terra, a forma como morreu e depois ressuscitou, e tantas outras informações mais.

No entanto, uma informação que não sabemos sobre o filho de Deus é qual era a sua altura enquanto esteve vivo. Sobre este assunto, a Bíblia fornece poucos detalhes. Mas os estudiosos que estudaram a questão acham que é possível, sim, estimar a altura de Jesus Cristo. Entenda o caso!

Em busca da altura de Jesus

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Em termos de aparência, a Bíblia oferece alguns comentários breves sobre como era a feição de Jesus Cristo, mas praticamente nada sobre sua altura. Na visão de alguns estudiosos, esse é um indício claro de que ele possuía uma estatura média em comparação com outras pessoas do seu povo.

Em Mateus 26:47-56, Judas Iscariotes precisa apontar para Jesus para que os soldados romanos o reconheçam. Isso é outra "prova" de que ele seria relativamente parecido com seus discípulos. Outro ponto importante nessa teoria é que a Bíblia muitas vezes faz referências claras de quando um homem é muito alto ou muito baixo. Figuras bíblicas como Saulo e Golias são descritas em termos de sua altura.

Portanto, como descobrir precisamente qual era a altura do filho de Deus? Para isso, os pesquisadores passaram a avaliar a altura média de quem vivia no Oriente Médio por volta do século I d.C.

Pesquisas de época

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se para saber a altura de Jesus basta procurar pela altura média de quem vivia no mesmo tempo que ele, então esse não é um estudo tão complicado assim. Em seu livro What Did Jesus Look Like? (2018), o autor Joan E. Taylor cita que um homem médio teria medido perto de 1,66 metros de altura.

Outro estudo feito em 2001 por antropologistas israelenses e britânicos chegou a uma conclusão parecida. Após uma análise de um crânio proveniente do século I d.C., os pesquisadores fizeram a suposição de que Jesus Cristo media um pouco mais de 1,50 metro e pesava cerca de 50 kg. 

Por meio de outras pesquisas desse tipo, é possível ter uma noção de como era a aparência verdadeira de Jesus quando estava vivo. Para Taylor, Jesus provavelmente tinha cabelos escuros, pele morena e olhos castanhos, mantendo um cabelo curto e usando sempre uma túnica simples.

Como a localização exata do túmulo do filho de Deus é tema de debate até hoje e não existem resquícios da ossada de Jesus Cristo para serem analisados, dificilmente poderemos nos aprofundar sobre suas características daqui para frente. Porém, ao que tudo indica, podemos afirmar: Jesus Cristo era um grande homem, mas talvez não fosse exatamente um homem grande.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: