6 dos tipos de peixe mais lindos do mundo

30/04/2022 às 13:002 min de leitura

O que não falta no mundo são criaturas espetacularmente maravilhosas rodando por aí. Seja na terra ou seja no mar, o nosso planeta foi abençoado com a existência de criaturas magníficas que dão um toque especial à vida. Porém, nesse texto falaremos especificamente sobre peixes — sobretudo sobre os mais chamativos.

Esses animais vertebrados vivem exclusivamente no ambiente aquático e possuem diferentes tamanhos, formatos e cores, sendo animais de grande variedade. Por isso, fica até difícil definir quais são os mais belos de todos. De qualquer forma, nós decidimos nos arriscar e separamos uma lista com seis das espécies de peixe mais lindas que temos na Terra. Confira só!

1. Peixe-palhaço

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

É difícil criar uma lista com os peixes mais lindos do planeta sem incluir os peixes-palhaço. Primeiramente porque essa espécie simplesmente marcou as nossas vidas após a criação da animação Procurando Nemo (2003) ter sido lançada nos cinemas. Em segundo lugar, é inegável que eles são uma gracinha.

A sua cor laranja brilhante com listras brancas e pretas ao longo do corpo os tornam peixes facilmente reconhecidos e elegantes. Sem contar que sua relação simbiótica com as anêmonas do mar é realmente especial.

Leia também: Simbiose: 6 relações perfeitas na natureza

2. Cirurgião-patela

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Já que citamos os peixes-palhaço, como Marlin e Nemo, não poderíamos deixar outro personagem importante da franquia de filmes de fora, não é mesmo? No cinema, a protagonista Dory representa um peixe cirurgião-patela com problemas de memória.

Eles têm corpos ovais que são de cor azul brilhante com uma cauda amarela, também chamando bastante atenção pela beleza. Essas criaturas mudam de cor conforme envelhecem, adquirindo uma cor ainda mais azulada na fase adulta. 

3. Ídolo Mouro

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O Ídolo Mouro é um peixe que sempre desperta muita atenção dos fotógrafos marinhos e sua aparência diz tudo. Esta é uma espécie nativa dos recifes de corais do Oceano Indo-Pacífico, esbanjando suas belíssimas listras verticais em branco, preto e amarelo. 

São peixes de focinho alongado com uma máscara em amarelo que cobre a parte da frente do rosto. Além disso, eles possuem um elegante "topete" extravagante que sai da ponta da barbatana dorsal. 

4. Cavalo-marinho

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Muitas pessoas têm dificuldade em associar os cavalos-marinhos a um gênero de peixe, que é justamente um dos fatores que os torna tão especiais. Essas criaturas são extremamente graciosas e únicas, contaminando o ambiente por onde passam com sua existência.

Se não bastasse serem lindos, os cavalos-marinhos possuem o hábito de andar em pares para entrelaçar suas caudas. Isso faz deles ainda mais adoráveis, apesar de também significar que são nadadores ineficientes e se cansam muito rápido.

5. Peixe-leão

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Há quem veja o peixe-leão como um animal assustador, mas a verdade é que a sua beleza é bastante única. Eles são considerados uma espécie invasora no Golfo do México e recentemente têm causado problemas também em Fernando de Noronha, principalmente pelo fato de se reproduzirem muito rapidamente e serem predadores vorazes.

Porém, podemos dizer que sua beleza é proporcional ao seu rastro de destruição. Inclusive, uma das formas que eles têm de atrair presas é através de suas belíssimas barbatanas, que guardam espinhos venenosos usados para autodefesa. 

6. Mandarim

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Se é peixe exótico que você deseja, poucos podem chegar aos pés do mandarim. Essa espécie é completamente deslumbrante e possui tantos detalhes incríveis que fica difícil absorver todas as informações. Isso também significa que você continuará se impressionando toda vez que parar para olhá-lo.

Eles vivem escondidos em recifes de corais e medem de 6 a 10 centímetros de comprimento. O peixe-mandarim é uma espécie bastante tímida e exuberante, por isso não é difícil encontrá-los em aquários como animais de estimação.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: