7 principais datas e acontecimentos da Segunda Guerra Mundial

15/07/2022 às 05:003 min de leitura

A Segunda Guerra Mundial talvez seja a guerra mais memorável de todos os tempos da humanidade. O combate envolveu milhões de soldados dos mais diversos países ao redor do mundo e também foi considerado o mais mortal da história. Estima-se que 85 milhões de pessoas faleceram como resultado das batalhas do Eixo contra os Aliados.

O conflito também marcou a ascensão de tiranos como Benito Mussolini e Adolf Hitler — o comandante do Partido Nazista que organizou o Holocausto e dizimou minorias na Alemanha, especialmente cidadãos judeus. A guerra chegaria ao fim em 1945, mas não sem antes deixar várias marcas nos anais da humanidade. Relembre só algumas das datas mais notórias.

1. 1º de setembro de 1939

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Com a escalada do Terceiro Reich, Hitler iniciou seus planos de expansão do território germânico e de dominação na Europa. Seu primeiro alvo seria um país vizinho: a Polônia, que sofreria incontáveis perdas por conta da brutalidade nazista. Essa também é considerada a data que marca o início da Segunda Guerra Mundial — embora o Japão já tivesse invadido a China em 1937.

Dois dias depois do ataque relâmpago nazista, a França e o Reino Unido declararam guerra contra a Alemanha. Dessa forma, o mundo acabou sendo dividido entre dois grupos: o Eixo, representado por Itália, Alemanha e Japão, e os Aliados, unindo forças de Reino Unido, França e Rússia — posteriormente os Estados Unidos também entrariam para esse lado

Leia também: 3 acontecimentos que serviram como estopim para Grandes Guerras

2. 22 de junho de 1940

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em 1940, as tropas nazistas passaram a avançar por todas as partes da Europa e conseguiram um objetivo importante ao ocupar a França em junho daquele ano. Naquela época, os franceses acreditavam que a ocupação seria temporária e concordaram em manter seus soldados como prisioneiros de guerra até o fim do conflito.

Paris, capital da França, foi completamente tomada pelos nazistas e Hitler assumiu uma posição de muita força na guerra. Com o auxílio da Itália, a região permaneceu controlada até a Liberação da França em 1944, quando os aliados chegaram na região da Normandia.

3. 7 e 8 de dezembro de 1941

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Às 08h do dia 7 de setembro de 1941, o Serviço Aéreo Imperial da Marinha Japonesa realizou um ataque surpresa contra a base militar de Pearl Harbor, dos Estados Unidos, que ficava localizada em Honolulu, no território do Havaí. O objetivo dos japoneses era realizar uma ação preventiva para impedir que a Frota do Pacífico dos Estados Unidos interferissem em seus planos militares no sudeste da Ásia.

Entretanto, o golpe só serviu para provocar os norte-americanos, que já estavam propensos a participar do conflito. No dia seguinte, o presidente Franklin Roosevelt assinou uma declaração de guerra contra o Japão e os Estados Unidos entraram no jogo oficialmente. Ao todo, cerca de 2,4 mil norte-americanos foram mortos em Pearl Harbor.

Leia também: O ataque a Pearl Harbor contado por um sobrevivente

4. 9 de julho de 1942

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A invasão da Sicília por parte dos Aliados foi um ponto-chave para a virada dos rumos da Segunda Guerra Mundial, em 1942. A operação contou com um grande desembarque de tropas marítimas e de grupos de paraquedistas, que marcaria seis semanas seguidas de intensos combates.

Essa batalha permitiu aos Aliados continuar avançando pela Itália, detonando a resistência armada italiana — o que levaria a queda do ditador Benito Mussolini. Um ano depois, a Itália se renderia aos inimigos, mas os alemães de Hitler continuavam retaliando.

5. 6 de junho de 1944

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O desembarque de tropas aliadas na Normandia acabou sendo batizado historicamente como o "Dia D", principalmente por ser a maior invasão marítima da história. Foi essa operação que deu início à libertação de territórios ocupados no noroeste da Europa pelos alemães e abriu caminho para que os nazistas fossem derrotados.

Muitos soldados aliados morreram durante as batalhas na costa francesa, porém a missão foi um sucesso. Estima-se que entre 4 a 9 mil alemães tenham morrido nessa data, enquanto mais de 10 mil aliados faleceram. Mesmo assim, isso foi determinante para os rumos da guerra nos meses seguintes.

6. 30 de abril de 1945

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em 1944, o exército vermelho da União Soviética e os Aliados Ocidentais já estavam cercando a Alemanha de todos os lados. Paris havia sido libertada e o exército alemão diminui consideravelmente em números, sendo expulso da França, da Bélgica e dos Países Baixos.

Com a Itália fora do caminho, era questão de tempo para que a Segunda Guerra Mundial acabasse. Embora o Terceiro Reich tentasse as suas últimas tentativas desesperadas, o destino era óbvio. Em 1945, as condições do exército alemão eram precárias e o fim estava próximo. Enquanto Berlim era cercada pelos Aliados, Adolf Hitler cometeu suicídio com um tiro na cabeça — mas não sem antes ordenar que toda a tecnologia nazista fosse destruída para não cair nas mãos de seus inimigos.

7. 6 de agosto de 1945

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Alemanha e Itália já estavam fora do tabuleiro e o Japão era o único resquício de existência do Eixo a levantar armas no fim de 1945. Entretanto, essa resistência não durou muito tempo depois que os Estados Unidos decidiram se vingar pela tragédia de Pearl Harbor.

No dia 6 de agosto daquele ano, as tropas norte-americanas soltaram uma bomba atômica na cidade de Hiroshima, gerando uma destruição inestimável. Três dias depois, o ataque se repetiria em Nagasaki. Após uma semana, o Japão decidiu se render aos Aliados — apesar de a declaração oficial só ter acontecido no dia 2 de setembro de 1945.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: