Saúde/bem-estar
04/09/2022 às 02:00•2 min de leitura
Todo mundo sabe que vasos sanitários são repletos de germes, até por isso eles costumam ser limpos com mais frequência do que outros objetos que usamos no nosso dia a dia. Fizemos uma seleção com seis itens que merecem uma limpeza mais frequente. Confira!
Seu celular pode ser uma fonte de bactérias. (Fonte: Shutterstock)
Se você gosta de jogar ou ficar vagando pelas redes sociais enquanto está usando o banheiro, saiba que existe chance de o seu celular conter bactérias fecais. Isso porque a descarga dos vasos sanitários costuma gerar uma “chuva” de germes após ser acionada.
Mas, mesmo que você não leve seu celular ao banheiro, ele está envolto em bactérias que você deposita nele ao tocá-lo.
Teclados precisam ser limpos com frequência. (Fonte: Shutterstock)
Assim como o seu celular, o teclado que você usa diariamente para trabalhar ou jogar, recebe as bactérias que os seus dedos carregam dos locais onde tocaram. A solução é manter uma rotina de limpeza dos eletrônicos utilizando produtos adequados como panos de microfibra e soluções próprias para limpeza desse tipo de produto.
Lave a sua tábua de corte com água quente. (Fonte: Shutterstock)
As tábuas de corte escondem nos arranhões feitos pela faca milhares de bactérias vindas dos alimentos. As tábuas de madeira macia são ainda piores, já que tendem a criar vincos mais profundos e abrigar mais germes.
Para evitar o problema, os especialistas indicam ter uma tábua para carnes e outra para vegetais e limpá-las com água quente e muito detergente.
Limpar a cafeteira com frequência evita problemas. (Fonte: Shutterstock)
Quem é apaixonado por café não vive sem uma cafeteira, mas ela também precisa receber limpeza frequente para não se tornar um foco de germes e bactérias. Isso porque o reservatório de água vai ficando viscoso com o tempo graças às bactérias, mofo e bolor que se acumulam em ambientes escuros e úmidos como o da cafeteira.
Para evitar esse problema, uma opção é adicionar vinagre branco ao recipiente uma vez ao mês e deixar agir por uma hora. De qualquer forma, o melhor é seguir as recomendações do fabricante em relação à limpeza.
As ecobags precisam ser limpas a cada uso. (Fonte: Shutterstock)
Evitar o uso de sacolas plásticas faz um bem enorme ao meio ambiente, mas é preciso mantê-las limpas para não trazerbactérias e vírus que circulam em ambientes com muitas pessoas para casa.
A situação piora se você costuma deixar a sacola no carro, já que o calor do veículo fechado é tudo que as bactérias precisam para se multiplicar. Para evitar problemas, basta lavar as sacolas após cada uso.
As bactérias adoram um pote de ração. (Fonte: Shutterstock)
Ter um bichinho em casa é garantia de alegria, mas o pote e os brinquedos do seu filho de quatro patas carregam uma infinidade de germes e bactérias. A boca de cachorros e gatos tem milhares de bactérias que, unidas a restos de ração ou brinquedos de pelúcia, viram uma bomba de germes.
Para evitar a proliferação dessas bactérias, o ideal é lavar os potes após cada refeição do seu bichano. Para os brinquedos de tecido, a recomendação é lavá-los em água quente.