6 formas diferentes de preparar café ao redor do mundo

10/04/2022 às 05:002 min de leitura

Muitas pessoas por aí dificilmente conseguem sobreviver um dia inteiro sem uma xícara de café — ou várias. Entretanto, a maneira como consumimos nossas doses de cafeína pode ser bem diferente dependendo do lugar do mundo em que você está.

Por exemplo, será que uma pessoa na Alemanha prepara o café da mesma maneira que nós brasileiros? Pensando nisso, nós criamos uma lista com seis hábitos de beber café que diferem do nosso para você aprender mais sobre como outras culturas preparam esse líquido. Olha só!

Leia também: Café requentado faz mal para a saúde?

1. Finlândia

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Os finlandeses têm um grande apreço pelo café. Inclusive, tomar uma xícara de café costuma ser um bom sinal de hospitalidade por qualquer pessoa que mora na Finlândia. Principalmente no norte do país, o drink mais comum feito com café se chama Kaffeost.

O Kaffeost nada mais é do que uma mistura de café preto com pedaços de queijo colados no fundo da xícara. Segundo a cultura local, o sabor desse drink é mágico e muito parecido com a sobremesa Tiramisu.

2. Japão

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Com toda a sua tecnologia, os japoneses têm um produto bastante original para o café. O tradicional Kan Kohi pode ser traduzido literalmente como café enlatado e é algo de fácil acesso para todos os locais que buscam uma boa dose de cafeína. Esse produto é bastante popular e pode ser encontrado em vários tipos de mercearia e máquinas de venda automática. 

3. Vietnã

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O café só chegou ao Vietnã em 1857, mas isso não quer dizer que não seja uma bebida apreciada na região. A receita foi apresentada por um padre católico francês, que levou uma árvore de café-arábica consigo para o país.

Nessa região, o Café Sua Da é uma bebida gelada tradicional feita com grãos de café vietnamitas torrados. Um hábito bem comum entre eles é colocar um pouco de leite condensado na xícara.

4. Turquia

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Os turcos têm uma técnica de preparação de café não filtrado bastante tradicional chamada de Türk Kahvesi. Para isso, o grão é cozido em uma panela e servido com açúcar, se desejado.

Os supersticiosos dizem que o pó do café turco pode ser usado para adivinhação. Reza a lenda que após virar a xícara na panela, para que ela resfrie por um momento, a borra de café que permanece na porcelana poderá ser usada para revelar seu futuro.

5. Irlanda

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Os irlandeses são grandes apreciadores de bebidas, e o álcool costuma ser um ingrediente bastante presente por todos os cantos. Por isso, o tradicional Irish Coffee foi criado em 1943 e logo se tornou uma bebida natalina. O café irlandês consiste em café quente, uísque irlandês e uma cobertura de creme espesso. 

Para que a receita dê certo, o café tem que ser forte e o uísque deve ser irlandês. Caso esses requisitos não sejam atendidos, você não estará tomando um verdadeiro café irlandês.

6. Brasil

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O nosso povo é um verdadeiro admirador do café e uma prova disso é que estamos na lista entre os maiores consumidores de café do mundo. De acordo com dados da Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil consome 21 milhões de sacas ao ano. 

No Brasil, o café coado e o café com leite são os mais consumidos pela população. Apesar de o café da manhã ser a parte do dia mais apropriada para tal bebida, não é difícil ver um brasileiro bebendo uma xícara a qualquer hora do dia. 

Leia também: Como usar borra de café nas plantas?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: