Como usar borra de café nas plantas?

Quem não aprecia um café fresquinho pela manhã, não é? Além de nos ajudar a despertar para o dia, o café ainda é um ótimo aliado no cuidado das plantas. Aquela sobra que fica no filtro depois que passamos o café é chamada de borra e não precisa ser jogada fora. Ela pode ser aproveitada como um fertilizante natural em sua horta ou jardim.

(Fonte: Shutterstock) Shutterstock (Fonte: Shutterstock)

Borra de café como fertilizante

O fertilizante ajuda a repor nutrientes essenciais para o crescimento saudável das plantas enquanto os solos produzem a maioria dos elementos naturais necessários à sobrevivência das espécies vegetais. Porém, por diversas razões, esse sistema pode ficar desequilibrado e por isso é preciso intervir para dar uma ajudinha à planta nesse processo.

A borra de café é rica em nitrogênio, um dos três principais macronutrientes de que as plantas precisam (nitrogênio, fósforo e potássio). Contudo, não é indicado aplicar a borra diretamente na terra, nem fazer uma camada muito grossa, já que isso pode impedir a absorção de água depois das regas.

Você pode misturar a borra do café com cascas de ovos moídas, por exemplo, e aplicar uma pequena quantidade em torno das plantas. A casca de ovo é rica em cálcio e contém potássio, outros dois nutrientes importantíssimos para a adubação e a fertilização do solo.

Borra de café e cascas de ovos. (Fonte: Canva Pro)Borra de café e cascas de ovos. (Fonte: Canva Pro)

É possível também misturar a borra com cascas de frutas e legumes para depositar ao redor das plantas. Se usado com parcimônia, o café é um grande aliado na manutenção de hortas e jardins.

Outra maneira de usar o pó de café é diluir uma pequena quantidade em água e borrifar de vez em quando sobre as plantas. Isso ajuda a afastar insetos e pragas indesejadas, que não fazem bem às plantinhas. Você pode armazenar a borra que sobra no dia a dia em uma caixa fechada e guardá-la na geladeira para evitar o aparecimento de fungos ou outros microrganismos que possam afetar o fertilizante.

Agora você já sabe: o pó que sobra daquele café delicioso não precisa ser descartado. Ele pode ajudar a fortalecer suas plantas para que elas cresçam belas e saudáveis.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.