9 coisas que você não deve fazer no Japão

09/12/2021 às 11:003 min de leitura

O Japão é um país com uma cultura bastante peculiar. Não por acaso, atrai turistas do mundo inteiro que querem "mergulhar" temporariamente na cultura nipônica e vivenciar um pouco da realidade dos japoneses.

É claro que não se espera que os estrangeiros estejam totalmente familiarizados com a etiqueta e as regras sociais do país, mas caso você esteja planejando viajar para lá, não custa aprender alguns hábitos para evitar constrangimentos. Confira o que você deve evitar fazer!

1. A etiqueta dos hashis

Há uma etiqueta para o uso correto dos hashis.Há uma etiqueta para o uso correto dos hashis.

Os hashis, aqueles palitinhos usados no lugar dos talheres, têm uma etiqueta própria de uso — caso você não a conheça, possivelmente receberá alguns olhares atravessados dos locais. Nunca disponha os hashis verticalmente em seu prato ou tigela, pois, para os japoneses, isso se remete a rituais fúnebres. Se estiver compartilhando pratos de comida, evite usar seus hashis para passar alimentos para outra pessoa. Também não é considerado elegante esfregar os palitinhos.

2. Lave-se antes de entrar na banheira

As banheiras e saunas servem para relaxar, e não para lavar o corpo.As banheiras e saunas servem para relaxar, e não para lavar o corpo.

Boa parte das casas japonesas tem banheiras, e elas costumam estar já cheias com água quente. Elas são usadas para relaxar, e não para lavar o corpo. Por isso, a etiqueta recomenda que se lave o corpo no chuveiro antes de entrar nelas.

3. Evite assoar o nariz em público

Se estiver no Japão, nunca assoe o nariz em público.Se estiver no Japão, nunca assoe o nariz em público.

No Japão, é considerado rude assoar o nariz em público. Se precisar fazer isso, procure um banheiro ou outro lugar privado. Isso ocorre porque se considera que, quem assoa o nariz, pode estar espalhando germes. É por essa razão que as pessoas costumam usar máscaras quando estão gripadas.

4. Nada de gorjetas

Deixar dinheiro como gorjeta é considerado rude no Japão.Deixar dinheiro como gorjeta é considerado rude no Japão.

Diferente de outros países, como os Estados Unidos, em que as gorjetas são praticamente obrigatórias, os japoneses podem ficar ofendidos caso você deixe uma gorjeta após uma refeição. O valor do serviço é incluído na conta, e você não precisa deixar a mais.

5. Não reponha a própria bebida

Se estiver bebendo em um bar com outras pessoas, e os copos se esvaziarem, não sirva a própria bebida. A etiqueta recomenda que você sirva os copos dos seus amigos e, na sequência, eles servirão o seu.

6. Tem tattoos visíveis? Evite piscinas públicas

Pessoas com tatuagens grandes e visíveis podem ser proibidas de frequentar piscinas públicas.Pessoas com tatuagens grandes e visíveis podem ser proibidas de frequentar piscinas públicas.

Diferente de muitos países ocidentais, as tatuagens ainda são tabus no Japão. Isso porque elas costumam ser associadas ao crime organizado. Então, caso você tenha tatuagens visíveis e deseje visitar uma piscina pública ou uma fonte de águas termais, bastante comuns por lá, confira primeiro se é permitida a entrada de pessoas tatuadas no local. Alguns hotéis, por exemplo, fornecem camisetas especiais nestes casos para cobrir as tattoos.

7. Demonstrações de afeto em público

Os japoneses evitam demonstrações públicas de afeto.Os japoneses evitam demonstrações públicas de afeto.

Os japoneses evitam demonstrar afeto em público, como beijos e abraços, por exemplo. Isso acontece mesmo com casais: dificilmente eles se beijam ao se encontrarem ou se despedirem. Por isso, espera-se que os estrangeiros também sigam esse hábito.

8. Não faça faxina à noite

Os japoneses limpam suas casas durante o dia ou no fim de semana.Os japoneses limpam suas casas durante o dia ou no fim de semana.

As habitações no Japão costumam ser pequenas, e os apartamentos muito próximos uns aos outros. Por isso, é considerado desrespeitoso fazer alguns serviços domésticos barulhentos à noite, como passar aspirador e usar a máquina de lavar. É esperado que as pessoas façam essas tarefas de dia ou no fim de semana.

9. Comer o último pedaço de um prato de comida

É considerado rude pegar o último pedaço da pizza.É considerado rude pegar o último pedaço da pizza.

Imagine aquela situação de estar em um restaurante com os seus amigos e pedir uma pizza para todos. Cada um pega um pedaço. A noite avança, as pessoas seguem comendo, até sobrar um último pedaço da comida. Para nós, ocidentais, é relativamente normal comer essa última sobra, imaginando que os outros participantes da refeição já estão satisfeitos. Mas, no Japão, isso é considerado rude.

Entende-se que todos os presentes querem o último pedaço, mas são muito educados para pegar e deixar os outros sem. Nessas situações, espera-se que as pessoas recusem a comida na primeira vez que é oferecida e que “negociem” o pedaço entre si para que todos possam achar uma maneira de dividir o prato de forma justa.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: