A popularidade crescente dos serviços oferecidos pelas fintechs – junção das palavras financial e technology – tem atraído cada vez mais clientes e uma prova disso é que estamos tendo mais downloads dos apps dessas empresas do que de bancos tradicionais nos últimos tempos.
No entanto, muitas pessoas evitam aderir a esse modelo por questões de segurança. E elas não estão erradas, pois ao passo que as fintechs se tornam mais populares, também aumentam as reclamações envolvendo fraudes e golpes. Para piorar, muitos usuários de bancos digitais alegam negligência e desinteresse por parte dessas empresas financeiras em resolver um eventual problema.
Há ainda quem diga que quando passaram por uma situação complicada foram completamente abandonados, sendo que estão se tornando recorrentes as reclamações de fintechs que colocam a culpa no usuário, e não em seus sistemas, que precisam melhorar muito em termos de segurança.
No Twitter, por exemplo, dificilmente se passa um dia em que não nos deparamos com usuários reclamando do abandono e descaso dos bancos digitais – e da resolução, que costuma ser priorizada somente após um post viralizar. Tem até caso de fintechs que retardam procedimentos de bloqueio, deixando o usuário ainda mais vulnerável.
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Qual é o melhor?
Se você está indeciso para abrir uma nova conta em um banco, mas não sabe se aposta nos tradicionais ou nos digitais, os próximos tópicos poderão sanar parte de suas dúvidas. Acompanhe!
Bancos tradicionais
As principais características e serviços de um banco tradicional incluem:
- Agências físicas: os bancos tradicionais contam com caixas eletrônicos e os funcionários que poderão ajudá-lo com suas necessidades bancárias.
- Demora para abrir uma conta: em comparação aos bancos digitais, a burocracia torna o processo de abertura de uma simples conta algo mais complicado. Em alguns casos, o banco até pode se negar a oferecer o serviço.
- Serviços online: de olho na tecnologia, boa parte das instituições financeiras tradicionais já contam com serviços online, incluindo apps para gestão da conta e canais de atendimento personalizado.
- Taxas: não é raro acontecerem cobrança de taxas adicionais para a manutenção da conta e do cartão.
- Atendimento ao cliente: para quem valoriza o contato cara a cara, os bancos tradicionais levam vantagem sobre os digitais. Afinal, basta ir até uma agência para ser atendido pessoalmente por um funcionário.
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Bancos digitais
Agora, vejamos as principais características dos bancos digitais:
- Sem agências físicas: bancos digitais funcionam de forma completamente online. Todos os serviços são feitos via internet, normalmente, por meio de um aplicativo. Para muitos, isso é sinônimo de praticidade.
- Abertura de conta rápida: em comparação a um tradicional, os bancos digitais, normalmente, aprovam a abertura de uma conta em questão de minutos.
- Processo online sofisticado: os bancos digitais concentram boa parte do que fazem na experiência do usuário, tentando facilitar ao máximo as operações bancárias por meio de seus apps e sites.
- Saque em caixa eletrônico: algumas fintechs oferecem serviços limitados de saques em caixas 24 horas. Outras cobram taxas para que o usuário possa ter acesso a eles.
- Menos gastos: boa parte deles oferecem cartões sem anuidade, transferências ilimitadas e sem taxas, além de uma série de serviços, como descontos em compras e cashback. Isso pode ajudar o usuário a economizar e gerenciar melhor seu dinheiro.
- Taxas melhores: os bancos digitais se destacam positivamente na questão das taxas. Devido à estrutura com a qual foram desenvolvidos, muitos têm um espaço maior de manobra e, assim, conseguem cobrar bem menos pelas taxas de cartões de crédito e serviços, por exemplo.
- Sem atendimento presencial: embora os bancos digitais tenham equipes de suporte ao cliente, não é raro que o usuário tenha que tentar resolver um problema ou tirar uma dúvida com bot online.
Dicas de segurança para quem usa bancos digitais
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Diante de tantos casos de golpes e fraudes, se você usa algum banco digital é sempre bom ter o hábito de acompanhar as principais recomendações de segurança para proteger o seu dinheiro.
Algumas boas práticas nesse sentido incluem:
- ativar a autenticação em dois fatores em seu smartphone e no app do banco;
- verificar se o site onde a compra será feita é seguro. Uma sugestão é conferir se a URL usa “https” ou, se há o símbolo de um cadeado no navegador;
- tomar cuidado com ofertas incríveis, especialmente em datas movimentadas como natal e dia das mães para evitar cair em golpes;
- anotar todos os canais oficiais de comunicação do banco digital;
- evitar links suspeitos que peçam informações pessoais como o número da conta ou CPF;
- criar senhas fortes e, preferencialmente, diferentes para cada serviço.
Por fim, vale lembrar que não existe nenhuma lei que proíba você de ter mais de uma conta bancária.
Por exemplo, você pode ter sua conta em um banco tradicional e abrir uma em banco digital para aproveitar alguns serviços, como poupança com rendimentos. Você decide, mas sempre tome o máximo de cuidado!