Ciência
09/03/2023 às 06:30•1 min de leitura
De tempos em tempos, surgem na rede notícias e informações variadas referentes a pessoas consideradas superinteligentes. As mais recentes são de um balanço feito pela Associação Mensa Brasil (que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais em nosso país), onde foram identificados 538 brasileiros com QI acima da média em 2022.
A descoberta dos superinteligentes aconteceu durante testes de admissão realizados pela associação ao longo de 2022. Nesse ano, o maior volume de identificação ocorreu entre menores de idade, que somaram 321 pessoas, sendo 246 do sexo masculino e 75 do sexo feminino.
Meninos representam a maior faixa de pessoas superinteligentes encontradas no Brasil em 2022. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Na avaliação de Rodrigo Sauaia, presidente da Mensa Brasil, o Brasil é uma potência intelectual ainda adormecida e subaproveitada. “Temos uma das maiores populações do planeta. Cerca de 2% dos habitantes do Brasil podem apresentar sinais de altas habilidades, com um QI muito acima da média. Porém, ainda não há um mapeamento abrangente destes indivíduos”, aponta Sauaia.
De acordo com a entidade, o indivíduo superinteligente, independentemente da faixa etária, possui características específicas e diferenciadas da maioria das pessoas em geral. As diferenças estão presentes em seus interesses, na forma de pensar ou resolver problemas, na liderança, na personalidade, no elevado senso de justiça, entre outras áreas.