Você sabia que o Rio Amazonas é mais fundo que a Estátua da Liberdade?

11/06/2023 às 08:002 min de leitura

Você sabia que o rio Amazonas é o maior em extensão do mundo, com 6.992 quilômetros? Graças ao trabalho de medição realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a ideia que ele seria menor que o Rio Nilo, na África, caiu por terra.

Com nascente na Cordilheira nos Andes e deságue no Oceano Atlântico, o rio Amazonas também se destaca por sua largura, que gira em torno dos 11 quilômetros, mas pode se ampliar para os 50 quilômetros no período das chuvas. A profundidade das águas, por outro lado, é um elemento à parte.

Explorando a profundidade do rio Amazonas

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images)

Em algumas áreas, o rio Amazonas pode atingir pelo menos 50 quilômetros de profundidade, em média. Parece pouco? Em determinados pontos, esse valor aumenta, de modo que as regiões mais profundas chegam aos 120 metros.

Para se ter uma ideia disso, a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos, que possui 93 metros de altura, ficaria completamente submersa. O mesmo vale para outras construções bastante famosas, como a Ponte de Brooklyn, com 84 metros e o Big Ben, em Londres, com 96 metros.

Com o próprio Cristo Redentor, localizado no Rio de Janeiro, isso não seria diferente, já que a famosa estrutura possui 38 metros de altura.

E que pode ser encontrado nas águas do rio Amazonas?

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images)

As suas águas dão uma amostra da complexidade da região amazônica, visto que há muitas espécies que se encontram nesse grandioso rio. E havendo qualquer mudança da dinâmica que sustenta todo o ecossistema, sua sobrevivência fica em risco.

Como destaque, temos os corais da Amazônia, descobertos em 2016 na foz do rio. Essa formação de recifes marinhos entrou na pauta da discussão envolvendo a atuação da Petrobrás na região recentemente.

Por se tratar de uma formação extremamente rara e sensível, os corais foram um dos motivos para o Ibama vetar a atuação da companhia ali. O objetivo da empresa seria o de, num primeiro momento, averiguar o potencial de exploração de petróleo e gás na bacia da foz, na costa norte do país.

O rio Amazonas também é o lar do Pirarucu, o maior peixe da Amazônia. Essa espécie é capaz de crescer em até 3 metros e atingir os 200 quilos. Dentre outros animais, temos o boto cinza, o peixe-boi marinho e peixe-boi amazônico – todos ameaçados de extinção.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: