Qual é o mamífero capaz de mergulhar mais fundo?

12/08/2023 às 11:002 min de leitura

Embora os seres humanos façam parte dos mamíferos que não conseguem mergulhar em grandes profundidades, isso não significa que esse grupo de seres vivos são completamente incapazes disso. 

Alguns, como baleias e focas, suportam todas as dificuldades das profundidades da água enquanto ficam sem oxigênio por um longo período. Mas qual mamífero é capaz de mergulhar muito mais fundo do que todos os outros?

Viajando no fundo do mar

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O título de mamífero de mergulho mais profundo na Terra muito provavelmente pertence às baleias-bicudas-de-cuvier (Ziphius cavirostris), que são baleias de tamanho médio vivendo em águas temperadas e tropicais ao redor do planeta. Em 2010, inclusive, pesquisadores começaram a amarrar rastreadores por satélite em seres dessa espécie na costa da Califórnia.

Tal ferramenta ajuda na medição de seus movimentos, relevando dados impressionantes sobre as incríveis habilidades de mergulho dessas baleias. Um dos oito animais que receberam o rastreador chegou a mergulhar 2.992 metros de profundidade, o equivalente a 32 vezes a altura da Estátua da Liberdade.

Além disso, essas baleias são conhecidas por realizarem mergulhos de longa duração, permanecendo debaixo d'água por mais de 2 horas. Tendo em mente que os mamíferos, ao contrário dos peixes, só conseguem oxigênio respirando o ar na superfície do oceano, essa é uma marca completamente surpreendente.

Recordistas de mergulho

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em 2020, uma baleia-bicuda-de-cuvier estabeleceu um novo recorde de mergulho, permanecendo debaixo d'água por 3 horas e 42 minutos. Esse dado, no entanto, foi excluído dos resultados oficiais do estudo porque ocorreu após a exposição ao sonar usado pelos pesquisadores, o que pode afetar o comportamento da baleia.

Na visão de Nicola Quick, cientista marinho da Universidade de Duke e autor da pesquisa, três coisas podem ser extraídas de mergulhos tão longos assim. Em primeiro lugar, o sangue dessas baleias provavelmente tem altas concentrações das proteínas mioglobina e hemoglobina, fazendo com que armazenem muito mais oxigênio do que outros mamíferos.

Além disso, as baleias precisam de um metabolismo lento para não consumir todo esse oxigênio de uma vez só. E, para ajudar na economia de energia, essas criaturas parecem deslizar muito enquanto nadam — evitando fazer muito esforço com os membros de seu corpo.

Por fim, as baleias também precisariam de uma maneira de amortecer rapidamente o ácido lático produzido por seus músculos enquanto nadam, o que ainda não está claro como acontece. Para Quick, as baleias-bicudas-de-cuvier devem estar mergulhando em profundidades tão grandes para buscar comida, mas não se sabe ao certo o que elas de fato estão comendo nas profundezas do oceano. Logo, essas respostas só devem surgir em estudos futuros. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: