Ciência
02/09/2021 às 11:00•4 min de leitura
Você já parou para pensar em quantas espécies de animais você conhece? Por maior que seja o número que venha em sua mente, é certamente impossível que você tenha conhecimento de todas elas. Afinal, a biodiversidade não é igual ao universo Pokémon, e dificilmente alguém conseguiria conhecer todas as criaturas do nosso planeta.
Pensando nisso, nós fizemos esta lista com 17 mamíferos realmente intrigantes e pouco conhecidos pelas pessoas, mas que merecem sua atenção. Olha só!
(Fonte: Wikimedia Commons)
O quokka é um marsupial, assim como cangurus e wallabys, e tem mais ou menos o tamanho de um gato doméstico. Apesar de pequeno, é um animal bastante forte. Quando perseguida por um predador, uma quokka fêmea pode atirar seu bebê no chão para distrair o caçador.
(Fonte: Wikimedia Commons)
O feneco, ou raposa-do-deserto, é uma pequena raposa nativa do Deserto do Saara, sendo mais ativa durante o crepúsculo. Considerado o menor canídeo do mundo, esse animal tem corpo pequeno, patas peludas e orelhas grandes para se adaptar ao clima quente e árido.
(Fonte: Wikimedia Commons)
A gineta é uma espécie de mamífero carnívoro que atualmente pode ser encontrada na Europa. Apesar de ter tamanho e aspecto similares a de um gato, apresenta focinho mais afunilado e orelhas maiores. A pelagem desse bicho é castanha e acinzentada, apresentando manchas escuras, que são mais uma de suas características marcantes.
(Fonte: Wikimedia Commons)
O vombate é mais uma espécie de marsupial que vive no território australiano. Com garras muito afiadas, que são usadas para criar sistemas de túneis, o vombate também é conhecido por ser a única criatura no mundo com fezes em formato de cubo.
(Fonte: Wikimedia Commons)
O aie-aie é um primata nativo de Madagascar e único representante vivo da família Daubentoniidae. Apresenta um dos dedos mais longos do que os demais para caçar insetos em buracos e olhos grandes de ótima visão noturna.
(Fonte: Wikimedia Commons)
A saiga é uma espécie de antílope em alto risco de extinção e que originalmente habitava uma faixa territorial na Eurásia. Sua característica mais marcante é o nariz flexível, assim como o de um elefante. Os machos são maiores do que as fêmeas, e somente eles apresentam chifres.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Com uma grossa camada de escamas que envolve o seu corpo, o pangolim costuma se enrolar em formato de bola quando se sente ameaçado. Esse mamífero vive em zonas tropicais da Ásia e da África. Atualmente, existem oito espécies desse animal pelo mundo.
(Fonte: Wikimedia Commons)
O órix é uma espécie de mamífero bovídeo do mesmo grupo dos antílopes. É um animal muito forte e pesado, com crina curta e chifres longos, redondos e retos. Apesar de ser nativo da África e da Arábia, alguns espécimes podem ser encontrados em zoológicos no Brasil.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Conhecido por ser o menor mamífero do mundo, o musaranho-pigmeu tem um comprimento médio entre 35 e 53 milímetros. Proporcionalmente, apresenta uma cabeça grande e uma cauda longa. Essa espécie é comum no sul da Europa e no norte da África.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Encontrada em Madagascar, a fossa é o maior mamífero carnívoro habitante da ilha. Costuma se alimentar de lêmures, pequenos roedores e até mesmo aves. Tem cabeça relativamente pequena, e a sua cauda é quase do comprimento do restante do corpo.
(Fonte: Wikimedia Commons)
O tenreco é outro habitante da ilha de Madagascar. Esse pequeno mamífero insetívoro se assemelha a ouriços, ratos, gambás e até mesmo lontras. Vive em todos os tipos de ambiente, dividindo tempo entre água e terra.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Pertencente à família dos tamanduás-marsupiais, o numbat é nativo do sudoeste australiano. Esse é um animal diurno e solitário, que não tolera dividir território com outros membros da sua espécie. É o único marsupial que se alimenta exclusivamente de insetos eussociais.
(Fonte: Wikimedia Commons)
O ocapi parece uma mistura de zebra e girafa, apesar de ser mais próximo geneticamente do segundo. É nativo da República Democrática do Congo e tem comprimento médio de 2,5 metros. O ocapi macho tem pequenos chifres cobertos por pelos.
(Fonte: Wikimedia Commons)
O jerboa é um roedor saltitante do deserto, nativo do norte da África e da Ásia. Portanto, está acostumado a viver em temperaturas altíssimas. Quando está fugindo de um predador, essa pequena criatura pode atingir uma velocidade de 24 km/h.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Também chamado de lêmure voador, o colugo é o mais capaz de todos os mamíferos escaladores. Pode ser encontrado no sudeste da Ásia e, apesar do nome, não é um lêmure de verdade nem consegue voar, apenas planar.
(Fonte: Wikimedia Commons)
O solenodonte é uma espécie de mamífero encontrada na Ilha de São Domingos. Sua característica mais marcante é inocular veneno em suas presas, sendo um dos poucos mamíferos venenosos no mundo. A aparência dele lembra a de um rato gigante com nariz comprido.
(Fonte: Wikimedia Commons)
O porco-formigueiro, ou aardvark, é um mamífero africano que se distribui por todas as planícies e savanas do sul da África. Apesar do nome, não faz parte da família dos porcos. Pesa entre 40 e 100 kg e é um ótimo escavador de buracos.