Ciência
20/08/2023 às 11:00•2 min de leitura
Se você é do tipo de pessoa completamente desconfiada, ter o máximo de segurança na sua casa é sempre algo importante. Logo, ao comprar uma nova fechadura de porta para sua residência, você provavelmente gostaria de saber que ninguém mais conseguirá abri-la além de você mesmo ou alguém com uma cópia da chave.
Mas até que ponto as chaves são realmente únicas para cada fechadura? É possível que uma chave aleatória de alguém que esteja andando pela rua também consiga abrir a porta da sua cada? Embora o propósito de toda fechadura seja permitir a entrada limitada de pessoas, nem todas elas são únicas.
Cada fechadura de porta funciona com um mecanismo diferente. As fechaduras de cilindro de pino, por exemplo, usam um mecanismo de lingueta contido nesse cilindro. Dentro desse mecanismo existem pinos de comprimento variável que precisam ser alinhados de forma reta para abrir — o que só pode ser feito usando a chave certa.
Também existem as fechaduras de alavanca, que geralmente apresentam 3 a 5 alavancas em sua composição. Cada alavanca precisa ser levantada a uma altura específica pela chave para destravar, o que garante certa segurança. Contudo, apesar desses sistemas dificultarem a passagem de diversas chaves, eles não garantem a existência de uma chave única.
(Fonte: Getty Images)
Para entendermos como funciona a segurança das fechaduras, precisamos entender como as chaves se encaixam nesse processo. Tanto as fechaduras de pinos de cilindro, quanto as de alavanca, são criadas usando "códigos" onde um número representa a altura ideal dos picos na chave.
Portanto, se uma fechadura possui cinco pinos ou alavancas, existem cinco possibilidades diferentes de altura (55). Aumente essa possibilidade para cinco pinos, ou alavancas com sete diferentes alturas, e você estará encarando uma conta de 57 . Isso significa que existem 78.125 chaves diferentes possíveis.
Logicamente, outras barreiras de complexidade podem ser adicionadas a uma fechadura, o que garante ainda mais a segurança de que ninguém entrará na sua casa. De todo modo, as possibilidades de alguém ter uma chave que encaixe na sua fechadura ainda são reais.
(Fonte: Getty Images)
Embora nós tenhamos criado a falsa sensação de que toda fechadura possui uma chave única, a realidade é que existe um número limitado de combinações diferentes de chave e fechaduras. Isso ocorre porque os fabricantes não precisam passar pelo incômodo de tornar única cada fechadura de porta.
A maioria dos fornecedores distribui combinações de chaves e fechaduras por região. Portanto, pode até ser que existam 20 mil pares possíveis dentro dessa combinação, mas a probabilidade de duas pessoas com a mesma combinação se encontrarem é extremamente baixa.
Um exemplo disso é a Ford, que entre os anos 1960 e 1986 fabricou apenas 135 combinações diferentes de chaves e fechaduras para seus automóveis. Em relação às famosas "chaves mestras", elas também são menos complexas do que parecem. Não existe uma chave capaz de abrir todas as portas do mundo, apenas uma segunda opção de chave para uma mesma fechadura — o foi apelidado de chave mestra.
Contudo, esse tipo de chave só costuma existir em locais como hotéis ou através da combinação entre moradores em um bloco de apartamentos para casos de emergência.