5 formas bizarras de como as árvores podem te surpreender

26/11/2023 às 08:002 min de leitura

A natureza ao nosso redor cumpre um papel muito mais importante no funcionamento do nosso planeta do que podemos imaginar. Inclusive, engana-se quem acha que árvores e plantas são meras coadjuvantes. No fim das contas, essa vida "oculta" aos nossos olhos tende a ser muito surpreendente.

Nesse sentido, nós separamos uma lista com cinco formas bizarras de como as árvores podem nos chocar com suas existências. Veja só!

1. Bétulas cochilando

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Você já se perguntou se as árvores dormem? Para responder a essa pergunta, cientistas estudaram de perto duas bétulas prateadas (Betula pendula), um espécime estando na Austrália e o outro na Finlândia. O estudo tinha como objetivo procurar mudanças físicas após o pôr do sol que pudessem indicar sono.

As medições mostraram que as árvores relaxavam seus galhos e folhas à noite. Algumas horas antes do nascer do sol elas caíram até o ponto mais baixo. Pouco antes do nascer do sol, no entanto, alguns galhos já haviam retornado à posição diurna. Isso sugere fortemente que as bétulas prateadas experimentam algum tipo de sonolência.

2. Desertos verdes

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Na África Ocidental, os desertos do Sahel e do Saara não são conhecidos pelas suas abundantes florestas tropicais. Mesmo assim, alguns cientistas tinham a sensação de que esses desertos escondiam mais árvores do que pensávamos. Por conta disso, investigadores analisaram cerca de 11 mil imagens de satélite para contar as árvores em uma área de 1,3 milhão de km².

Como a busca manual demoraria muito, eles usaram inteligência artificial para fazer o trabalho. O programa revelou a presença de cerca de 1,8 bilhão de árvores espalhadas por esses desertos, um número que mostra apenas a área coberta pelas fotografias.

3. Troca de mensagens

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Melbourne, na Austrália, conta com 70 mil árvores de propriedade municipal, as quais estavam sendo protegidas contra os perigos como a seca e o declínio geral por pesquisadores. Contudo, ficar de olho em 70 mil árvores era uma tarefa quase impossível.

Por isso, o governo local teve a brilhante ideia de atribuir números de identificação e endereços de e-mail às árvores, de modo que as pessoas pudessem relatar quaisquer sinais de danos ou doenças que enxergassem. Quando o programa foi lançado, os moradores usaram os endereços de e-mail, mas não para enviar relatórios de danos. Em vez disso, eles escreviam cartas de amor às árvores, elogiando a sua aparência e agradecendo por sua existência. 

4. Árvores de espionagem

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Durante a Primeira Guerra Mundial, os Aliados estavam pressionados a serem criativos, sobretudo no sentido de colher informações de seus adversários. Em 1915, então, os franceses tiveram uma brilhante ideia: plantar árvores falsas nas linhas de frente de batalha — as quais seriam usadas para que um soldado pudesse se esconder no tronco oco.

Para isso, eles tiveram que criar uma réplica de uma árvore em tamanho real e com exatos detalhes, usando madeira e "cascas" de metal. Por dentro, a árvore falsa era blindada e tinha uma escada de corda para ajudar os soldados a se moverem. O disfarce era tão perfeito que os inimigos não conseguiam nem imaginar tal feito.

5. Folhas douradas

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Na Austrália Ocidental, existe um bosque de eucaliptos próximos à cidade de Kalgoorlie. À primeira vista, parecem árvores normais. Contudo, em 2013, cientistas descobriram que as suas folhas continham partículas de ouro.

O bosque de eucaliptos fica em um pedaço de terra empoeirado que não mostra nenhum sinal de tesouro escondido. No entanto, as manchas de ouro nas suas folhas levaram à descoberta de depósitos de ouro a uma profundidade de 30,5 metros. Existe um exemplo de "floresta encantada" mais impressionante do que esse?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: