Ciência
23/12/2023 às 10:00•2 min de leitura
Com o final do ano chegando, as músicas natalinas podem ser ouvidas pelos cantos das cidades. Mas você já ouviu falar na cantiga "Os 12 Dias de Natal"? Famosa principalmente nos Estados Unidos, a canção fala sobre os contínuos presentes ofertados por uma pessoa apaixonada ao seu amor nos 12 dias de celebração natalina.
Então, você deve estar se perguntando: desde quando o Natal possui 12 dias? Isso ocorre porque muitas pessoas que celebram essa data consideram os 12 dias antes do dia 25 de dezembro como o principal período de festividades. E, de acordo com pesquisadores, tudo isso tem uma relação íntima com a trajetória da Lua. Entenda!
Para muitas culturas antigas, a Lua sinalizava o início de uma nova unidade de tempo, ou mês. Enquanto alguns povos viam a Lua cheia como o início de um novo ciclo, outros acreditavam na Lua crescente. Contudo, o mais importante disso tudo sempre foi o ponto mais baixo do ano solar, o que marca o início do solstício de inverno — o qual acontece no Hemisfério Norte no dia 21 de dezembro em 2023.
Isso quer dizer que, ao longo de um ano, o curso do Sol no céu muda devido à inclinação do nosso planeta. Os solstícios ocorrem quando podemos observar o caminho mutável que ele realiza no céu, à medida que se move de leste para oeste, antes de inverter a direção. Portanto, independente de onde você estiver na Terra, essas mudanças causarão dias mais curtos ou mais longos.
Antes da era moderna das luzes artificiais, era fácil notar esta transição e muitas culturas usavam o solstício de inverno para fazer isso, em partes porque ele anuncia o dia mais curto e a noite mais longa do ano. E o que isso tem a ver com a canção "Os 12 Dias de Natal"? Se prestarmos atenção à Lua e ao Sol, notaremos cerca de 12 ciclos lunares completos no período entre os solstícios de inverno.
Isso também significa que o ano lunar é de 12 dias, algo muito mais curto que o ano solar. Então, para mantê-los sincronizados, as pessoas precisavam adicionar 12 dias ao calendário lunar — que antes ocupava apenas 354 dias do nosso calendário. Esses dias foram batizados de "Os 12 Dias de Natal".
(Fonte: Getty Images)
Muito antes de alguém celebrar o nascimento de Jesus Cristo, as pessoas nas latitudes setentrionais celebravam a luz e a nova vida nos longos e escuros dias de inverno durante essa época de ano. À medida que as reservas de rações e forragens diminuíam, e a manutenção do gado vivo se tornava mais difícil, as pessoas muitas vezes precisavam abater alguns dos animais ou depender da caça de aves.
Cines, pássaros, galinhas francesas, rolinhas, gansos e perdizes eram aves que poderiam entrar no cardápio. Por esse motivo, não é apenas uma coincidência que a cantiga natalina "Os 12 Dias de Natal" cite todas essas criaturas. De toda forma, esses 12 dias ainda são vistos atualmente como tempo de luz no meio das trevas, união e paz, além de ser um tempo de reflexão sobre o ano que passou.