Ciência
14/04/2024 às 17:00•2 min de leituraAtualizado em 14/04/2024 às 17:00
Stonehenge é, provavelmente, a estrutura megalítica mais famosa do mundo. No entanto, o monumento formado por grandes blocos de pedras de até 5 metros de altura, localizado na Inglaterra, não está entre os mais antigos já descobertos.
Pesquisadores estimam que existam 35 mil megálitos apenas na Europa, a maioria construídos entre o período Neolítico e a Idade do Bronze. As estruturas foram erguidas por povos antigos e funcionavam como templos, observatórios, túmulos e outros tipos de monumentos.
Entre as edificações descobertas, três delas são destacadas pelos especialistas como os monumentos megalíticos mais antigos do mundo. Conheça um pouco mais sobre eles, a seguir.
O megálito do Peru é mais antigo que as pirâmides do Egito e se ergueu alguns anos antes do famoso monumento britânico. Um estudo divulgado no início de 2024 sugere que a estrutura localizada no sítio arqueológico Callacpuma tenha sido construída nos Andes peruanos há 4.750 anos.
Também conhecida como “Stonehenge do Peru”, a estrutura representa uma praça circular com 18 m de diâmetro e paredes concêntricas formadas por pedras gigantes independentes. A idade dos elementos foi definida via datação por radiocarbono.
Construído no período pré-cerâmico, o monumento provavelmente era utilizado como espaço para a realização de cerimônias e rituais, tendo sido usado com mais frequência de 1800 a.C. a 900 a.C., e entre 900 a.C. a 200 a.C.
Descoberto na década de 1970 durante uma expedição, o megálito de Nabta Playa é considerado o observatório astronômico mais antigo da Terra.
Com aproximadamente 7 mil anos e localizado no norte da África, a cerca de 1.100 km da Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, o monumento pode ter sido construído por nômades que o utilizavam para acompanhar o movimento do Sol. O objetivo era prever a chegada das chuvas intensas.
Acredita-se que os nômades visitavam os círculos de pedra da Nabta Playa em épocas específicas para a realização de cultos e celebrar o solstício de verão.
A estrutura megalítica mais antiga do mundo fica na atual Turquia. Trata-se de Göbekli Tepe, cuja idade é estimada em 11.500 anos e conta com estruturas circulares nas quais ficam pilares enormes em formato de “T”, alguns deles esculpidos com figuras de animais.
Os padrões geométricos complexos levaram algumas pessoas a acreditar se tratar de um templo pertencente a uma civilização avançada ou de influência alienígena. Porém, os arqueólogos já eliminaram tais possibilidades.
É possível que o megálito de Göbekli Tepe tenha sido erguido por caçadores-coletores antes do surgimento da agricultura. Ainda não está claro o que esses grupos faziam no local, embora haja indícios de rituais.