Fotógrafo cria efeito profissional de cinema com um ventilador e uma GoPro
Seja o primeiro a compartilhar

Fotógrafo cria efeito profissional de cinema com um ventilador e uma GoPro

Sempre que você for assistir a um filme, é possível notar que vários efeitos de filmagem e edição foram feitos — recursos que deixam as produções mais ricas, bonitas e divertidas de serem assistidas. Uma dessas técnicas se chama “Bullet Time”, que filma a mesma cena em diversos ângulos diferentes e acaba reduzindo a velocidade do tempo na cena final.

Esse efeito em específico foi utilizado em produções importantes no cinema, sendo que o filme Matrix é um grande exemplo — para saber mais, basta conferir o vídeo no final deste artigo. Apesar de ser um recurso bonito, o “Bullet Time” é algo caro de ser feito, pois requer muitas câmeras ao mesmo tempo e um espaço especial de filmagem.

Uma solução simples e criativa!

Para contornar a questão de investimento, um fotógrafo chamado Jeremiah Warren criou um “sistema” que substituiu a utilização de diversas câmeras e que pode ser feito em qualquer local — e ele utilizou apenas um ventilador de teto e uma câmera GoPro. Em resumo, bastou que ele fixasse o ventilador em um pedaço de madeira e a câmera em uma das pás do ventilador.

Com tudo isso feito, Warren ligou o ventilador e deixou a câmera filmando, enquanto o próprio fotógrafo ficou no centro da cena atirando fogos de artifício, como é possível conferir no vídeo acima. Dessa maneira, ele filmou o mesmo local diversas vezes, em ângulos diferentes, possibilitando o processo de edição que resulta no “Bullet Time”.

Nem tudo é perfeito...

É lógico que a utilização de somente uma câmera em um movimento circular não é tão eficiente quanto diversos aparelhos filmando ao mesmo tempo. O primeiro problema é o fato de que é necessário baixar a qualidade de imagem, de forma que uma quantidade maior de quadros seja registrada.

Outro "obstáculo" é que a imagem borrada faz com que a edição precise descartar certos frames, por assim dizer. Com isso, o efeito de diminuição da velocidade do tempo fica comprometido. No entanto, esses pontos negativos não tiram o mérito do trabalho de Warren, que é realmente muito bacana e funcionar satisfatóriamente para quem não pode investir muito dinheiro em filmagens.

Via Tecmundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER