Robô Dextre em missão (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Quando estamos fazendo alguma viagem longa, é sempre bom estar atento aos postos de combustível na estrada, afinal de contas, ninguém gosta de ficar pelo caminho com o tanque de gasolina vazio.

Pois a NASA vem estudando maneiras de levar essa “comodidade” de poder abastecer no meio das viagens lá para fora do nosso planeta. A agência espacial americana acaba de ativar o primeiro posto de combustível fora da Terra.

A missão chamada de RRM (Robotic Refueling Mission ou, em português, Missão de Reabastecimento Robótico), foi colocada em prática pelos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional.

O “posto” espacial é um tipo de laboratório acoplado junto à base internacional e pode ser controlado remotamente por cientistas aqui na Terra. Além disso, a tarefa contará com a ajuda do robô Dextre, enviado para lá na metade do ano passado.

Apesar do anúncio e de a “base” já estar em funcionamento, o posto ainda não é capaz de abastecer nenhum veículo espacial ou satélite que tenha sido lançado recentemente ou orbite o nosso planeta.

A missão, por enquanto, é trabalhar o desenvolvimento de tecnologias nesse sentido, realizando testes que viabilizem, em um futuro próximo, este tipo de reabastecimento.