(Fonte da imagem: Thinkstock)

Você sabia que os nossos ouvidos têm o poder de gerar energia? De acordo com uma notícia publicada pelo site c|net, a cóclea, uma estrutura na forma de caracol presente no interior dos nossos ouvidos, conta com uma pequena bateria biológica capaz de gerar uma pequena tensão elétrica — ou voltagem.

E, baseados nessa incrível fonte natural, um grupo de pesquisadores do MIT, nos Estados Unidos, decidiu trabalhar no desenvolvimento de aparelhos auditivos que possam, no futuro, funcionar a partir da energia gerada pelos nossos próprios ouvidos.

Bateria biológica

Até o momento, os cientistas conseguiram demonstrar que é possível transmitir dados de dispositivos conectados a minúsculos eletrodos implantados em ratos de laboratório a um receptor wireless externo, sem alterar as funções auditivas dos animais. Segundo os cientistas, para conseguir carregar o radiotransmissor utilizado no experimento, foram necessários algo em torno de 40 segundos e 4 minutos de carga.

De momento, os pesquisadores estão bem longe de desenvolver aparelhos — como smartphones e implantes cocleares, por exemplo — que demandem uma quantidade de energia tão diminuta e que possam ser carregados através da pequena voltagem gerada pelos nossos ouvidos, mas quem garante que um dia esses dispositivos não possam existir?