Unhas roídas nunca mais!

01/06/2011 às 17:163 min de leitura

undefined

Sabemos que não é fácil. Roer as unhas não é um hábito muito saudável e em alguns casos pode chegar a ser crônico. Mas, para você que não se aguenta e ainda roe as unhas, saiba que seguindo alguns conselhos de especialistas e, principalmente, com força de vontade é possível parar.

O ato de roer as unhas – clinicamente conhecido por onicofagia – pode parecer um simples costume, que muitos chamam de mau hábito, mas deve ser levado a sério. Dependendo de fatores como nervosismo, stress, preocupação ou timidez, algumas pessoas chegam a roer também a pele em torno da unha e as cutículas. Isso pode causar ferimentos e sangramentos, que se não forem tratados, acabam por infeccionar e geram complicações. Dedos machucados dificultam ou impedem a realização de atividades cotidianas como escrever, lavar louças, digitar ou até se vestir – podendo os dedos com alguma pelezinha solta enroscar nos tecidos e piorar ainda mais o problema.

Além disso, durante o dia, tocamos em uma infinidade de coisas que podem conter germes e micróbios que se acumulam embaixo das unhas. Quando uma pessoa leva os dedos até a boca, está levando também todos esses micro-organismos que podem causar danos à saúde.

Mas mais do que cuidar da sua saúde, você também deve cuidar da sua aparência. E não há nada mais bonito do que mãos bem cuidadas, com unhas impecavelmente lindas. Então, acompanhe as dicas abaixo e se surpreenda com o resultado:

Esmaltes amargos

Existe no mercado, bases e esmaltes com gosto amargo que devem ser passados nas unhas para inibir a pessoa do hábito de roer. O líquido amargo quando em contato com a língua causa repúdio, além de permanecer na boca por horas, lembrando a pessoa de não tentar novamente. É comum ouvir relatos de que os roedores se acostumam com o gosto e continuam levando os dedos à boca. Mas também existem muitas pessoas que pararem com o hábito por não tolerarem o sabor ruim dos produtos aplicados.

undefinedUnhas curtinhas

Manter as unhas lixadas é bastante simples e eficaz. Unhas curtas, não impedem, mas minimizam o impulso de começar a roê-las. Uma lixadinha leve, todos os dias, é o suficiente para manter as mãos em ordem. Mas é importante lembrar que somente a parte crescida deve ser lixada. Nada de se empolgar e lixar a parte da unha que fica rente à pele dos dedos – isso vai machucar tanto quanto se você tivesse roído.

Manicure feita em casa

Muitas ex-roedoras relatam que o fato de fazerem as próprias unhas foi suficiente para acabar com o hábito. O tempo que você passaria roendo as unhas, você passará cuidando delas. Melhor ainda se você não tem prática com esmaltes, palitos, acetona e algodão. Existem muitos sites e blogs com dicas e técnicas para quem deseja aprender a esmaltar as próprias unhas. Dedique algumas horas da sua semana para fazer sua própria manicure. Cuide das cutículas, escolha um esmalte do seu agrado, pinte com cuidado e depois, admire o trabalho maravilhoso que você mesma fez. Com unhas impecáveis, fica difícil ter vontade de roê-las.

Pagando o preço

Entre aquelas que escolhem manter as unhas sempre pintadas para inibir a vontade de roê-las, uma parte delas opta por fazer as unhas no salão. A justificativa? Gastar dinheiro com a manicure faz com que você valorize ainda mais o trabalho e cuide com mais carinho para que suas unhas não estraguem, já que você teve que pagar pelo serviço.

Inveja rosa

Mãos bem cuidadas são lindas, certo? Então aproveite para ficar de olho nas mãos bonitas que desfilam por aí e se inspire. Aquela prima que sempre teve as unhas mais compridas que as suas ou aquela atriz famosa que toda vez aparece com um esmalte diferente podem servir de inspiração. Não se esqueça de que suas unhas podem ser tão bonitas quanto às unhas de quem você admira. Uma invejinha assim pode servir como um motivo a mais para que você pense duas vezes antes de levar os dedos à boca.

undefined

Cores, cores e muitas cores

Já reparou na infinidade de cores que estão disponíveis nas prateleiras de farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos? A indústria de esmaltes cresceu muito nos últimos anos no Brasil e, a cada dia que passa, encontramos cores e acabamentos novos disponíveis no mercado. A variedade é tanta que é quase impossível resistir a tantos vidrinhos coloridos. Pense que você pode desfilar por aí com todas aquelas cores lindas nas unhas. Troque o vício de roer as unhas, pelo vício por esmaltes – com certeza você vai se sentir melhor e muito mais bonita.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: